quarta-feira, 11 de abril de 2012

Benetton: sempre à espera da repercussão...

A Benetton é conhecida mundialmente por suas campanhas antirracismo. Sempre vemos imagens de homens negros com mulheres brancas, mulheres orientais com homens brancos ou negros e orientais juntos.
A campanha lançada ano passado intitulada de UNHATE, apresentada por Alessandro Benetton que é vice-presidente do grupo em Paris. Se traduzido ao pé da letra fica “Não ódio”. Esta campanha assim como as outras apresenta o tema inter-racial. Todas as imagens são de políticos trocando beijos, com exceção do Papa Bento XVI e do  imã da universidade egípcia de Al Azhar, Ahmed Al Tayeb.
Como já era de se esperar, a igreja católica entrou na justiça e conseguiu tirar de circulação as imagens que continham o Papa de circulação. Eles afirmam que tal propaganda é uma afronta contra a religião católica, o Papa e que pode ter ofendido os fiéis. Frederico Lombardi, porta-voz do Vaticano diz que tal campanha instrumentalizada e manipulada visava apenas a publicidade com fins comerciais. A igreja também não vê com bons olhos, pois o Papa Bento XVI expressou publicamente a sua solidariedade pelos mortos em uma igreja na cidade de Alexandria em janeiro do ano passado.
A Benetton se defende alegando que a campanha era apenas para combater a cultura do ódio que abrange varias etnias ao redor do mundo todo. “Trata-se de imagens simbólicas – com um toque de esperança irônico e de provocação construtiva – para promover uma reflexão sobre a maneira pela qual a política, a religião, as ideias, mesmo se opostas e diversas, podem levar ao dialogo e a mediação”,  justificou-se a Benetton.
Não e a primeira vez que a marca faz um comercial em que tem uma imagem assim, nos anos 90’ a imagem de um padre e uma freira com um beijo também foi visto em varias revistas e outdoors mundo a fora. Varias outras campanhas foram lançadas ao longo dos anos. Podemos citar a Angel e Devil. A campanha apresentava a imagem de uma criança branca com um tom angelical e uma negra com um par de chifres feito com os próprios cabelos.
Conclusão? Bem, eu acredito que pelo fato da empresa sempre fazer propagandas voltadas mais para TV e revistas, ficam sempre na espera de um retorno pós. Suas campanhas são do tipo circular onde a mensagem é enviada do ponto A para o ponto B, e elas sempre tem um retorno garantido.


Post escrito pelo aluno Alexandre Yukio (P1 - Publicidade IESP - noturno)

5 comentários:

  1. Acho que nesse caso do Papa a situação foi interativa, pois a empresa se viu numa obrigação de tirar de circulação as fotos que mostravam o líder da Igreja Católica, ou seja, ela não teve poder total sobre a campanha.

    (João Arthur de A. M. Silva)

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  2. Mesmo as propagandas serem voltadas para a TV onde a forma que predomina é a Linear, as campanhas conseguem ser tão polêmicas que envolvem todos os outros meios de comunicação em várias formas. Concordo com João Arthur quanto a situação do Papa mas as de mais peças dessa campanha foram expostas de forma linear com uma "pitada" de circular.

    Luíza Pereira de Farias Alves
    Publicidade e Propaganda 2012.1
    IESP - Noturno

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  3. Acredito que linear,não vejo muito se estão visando o lucro com a campanha publicitária.Já que desde de sempre trabalham assim,vejo mesmo no sentido de fazer as pessoas pensarem e sair da zona de conforto,independente do retorno que elas irão dar (relacionado as vendas!).


    Karine Ordonio - P01 Publicidade

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  4. A princípio a ideia era de uma campanha linear ao meu ver,tendo uma mensagem com objetivo e sendo direta para os expectadores, sem nenhum tipo de intervenção, mas com a entrada da igreja católica na justiça, a campanha tornou-se circular, pois acredito que houve interação ou um feedback, uma vez que foi para a justiça para retirada das imagens em circulação do então papa Bento XVI.

    Thaís Solano.
    Publicidade e Propaganda
    P1 - Noite

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  5. Nã acredito que seja uma campanha de cunho linear, pois a partir do momento em que se constroi uma peça que se tem certeza que a mesma irá gerar polemica, ja é esperado um retorno, entao todo tipo de campanha que irá gerar qualquer tipo de conflito seja politico,economico ou social, é circular.

    Mauro Silva.

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