segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Faça-me um "favor"... Escolha meu sabor!!!

Na maioria das vezes os sites de produtos e compras tem uma local que você pode enviar sugestões,fazer reclamações,tirar dúvidas e etc.Isso é um modelo circular,pois você envia um email para eles e vem uma resposta automática. Em alguns casos a sua pergunta é respondida tornando assim o modelo interativo.
Existem sites que interagem ainda mais diretamente com o consumidor,caso da  Ruffles que  Criou a promoção ‘’Faça-me um sabor’’ e pediu para que os consumidores criassem um novo sabor ,As três melhores opções ganhariam uma porcentagem em cima das vendas do sabor criado por eles, e se tornariam sócios da empresa por um ano.
Mas não acaba por ai, os consumidores teriam que comprar as batatas, provar,entrar no site da Ruffles e votar no sabor que mais gostou (a votação termina em Outubro/2011). O sabor mais votado e com maior percentual de vendas ficará no mercado por muito mais tempo,ou até mesmo definitivamente.
Essa foi uma promoção totalmente interativa,pois o consumidor enviava o sabor, e caso ganhasse, tornaria-se sócio  da empresa .Quem mandou a sugestão e não ganhou pode continuar participando comprando os produtos escolhidos e votando no site qual o sabor mais agradou seu paladar.E  quem não participou da promoção,diretamente, mas comprou  os produtos, está ajudando a manter nas prateleiras o melhor sabor.
Texto escrito pela aluna Juliana Cunha (P1 - Publicidade IESP - noturno)

14 comentários:

  1. Achei muito válida a iniciativa de compartilhar o sucesso da campanha com o consumidor, afinal é ele quem consome o produto. É um caminho de mão dupla em que todos saem ganhando. Tenho certeza que muitas outras marcas copiarão e aperfeiçoarão esse tipo de campanha.

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  2. Neste caso, houve uma inversão de valores. O consumidor até antes da ação promocional, era passivo ao sabor do salgadinho. A partir da ação, o consumidor é beneficiado de diversas formas. A de poder literalmente opinar na produção do produto, podendo inclusive ter acesso aos lucros pela iniciativa, ele também é respeitado no que se diz respeito ao poder de influência direta sobre o emissor. E mesmo aqueles que não efetivaram sua participação de forma mais plausível (financeiramente falando) também foram beneficiados de maneira indireta, pois via da regra, o cliente terá mais uma opção em meio as alternativas oferecidas pela empresa.

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  3. Uma promoção que deixou os consumidores ainda mais próximo do produto, ontem o vencedor irá ter lucros sobre uma porcentagem das vendas, e também ficará como sócio por um ano. Havendo toda uma interatividade.

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  4. Ai eu super apoio essa ideia do consumidor ficar mas proximo da marca, ainda mas quando se ganha algo pelo simples luxo de inventar algo, Afinal de tudo Quem não quer ser um sócio da marca ruffles.

    Juliano Lovazzano

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  5. Concordo com Juliana, quando diz que a promoção foi totalmente interativa. Pois o receptor, que neste caso é o consumidor deixa de ser anônimo, tanto por poder interferir e protagonizar a promoção quanto por poder ter suas preferências individuais consideradas como critério para ser ou não um sucesso a promoção e os novos sabores da batata Ruffles.

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  6. Antigamente o objetivo das empresas, era apenas a de comunicar a existência das marcas, quanto mais gente via a sua propaganda, mais gente consumia seu produto,era um consumidor que reagia às informações que lhes eram impostas.
    Saímos da era do consumidor passivo, para um consumidor totalmente interativo, o exemplo dado pela aluna Juliana Cunha, deixa explícito a autonomia,escolha,independêcia,participação, dos consumidores, eles estão dispostos a mudar a empresa toda caso a mesma não agrade, sob pena de nunca mais consumir dela e criticá-la através de centenas de canais.

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  7. Achei muito interessante essa proposta da Ruffles, onde os consumidores além de ganharem novos sabores tiveram a oportunidade de mandar a sua sugestão de sabor, e poder se tornar um " sócio" dessa marca, mas na relidade mesmo quem ganha é a empresa, foi um marketing muito bem desenvolvido na minha opnião, pois o consumidor mais do que ninguém sabe da qualidade do produto e nesse modelo de interatividade nos ó temos a ganhar.

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  8. Uma total e bem feita jogada de marketing, no final das contas eles não estavam nem preocupados com quem ia ganhar, com o premio que iam ter que pagar e por aturar um sócio que ninguém nunca conheceu e só chegou la por pura sorte e criatividade de misturar sabores, vamos falar em números para entendermos melhor, no primeiro passo o usuário teria que entrar no site ou seja quem nunca comeu passou a conhecer o produto, na segunda parte da promoção você teria que provar os 3 sabores finalistas e mais uma vez interagir com o site através do voto, ou seja, vamos supor que 1 milhão de pessoas participaram cada um teve que comprar três ruffles dos sabores finalistas acarretando no proposito final da campanha, um premio barato em consequência de um lucro exorbitante.

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  9. achei super upper duper legal essa campanha
    da RUFFLES promove geral a venda da própria, e 'aproxima' o consumidor do produto. também axei ;0 o post da nossa amiga Juliana estava bem contextualizado e idiossincrásic. ANDRADE

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  10. É muito bom, você inventar um sabor que sempre quis comer,e ainda mas ser sócio da empresa.Isso é incrível;

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  11. Imagina só você ter a oportunidade de colocar no mercado um sabor novo e virar sócio da Ruffles? Ótima idéia, essa. Certeza que virão outras parecidas.

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  12. Foi muito boa essa iniciativa da ruffles para interagir com seus consumdidores,achei muito boa mesmo !

    Rahana Rolim

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  13. Muito massa essa proposta da rufles, lembro de ter visto outra marca fazendo a mesma coisa, só não lembro qual foi. todos se beneficiam com isso, tanto os consumidores por terem a oportunidade de criar um novo sabor e ser socio, como a empresa que aumentou os seus consumidores e seu lucro.

    Jéssica Ross
    P1 noite

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  14. Muito boa essa ação de marketing e publicidade da Ruffles. Até mandei o sabor também, acho que estava muito viajoso... kkkkkkkk Parabéns pela postagem!

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