quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desenvolver videogames malhando em casa?

Em 4 de Novembro de 2010, o mundo conheceu o resultado da maior campanha publicitária já feita para um acessório de videogame no mundo. O Kinect, acessório de videogame mais vendido na história, alcançou a incrível marca de 10 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento à Março do corrente ano, fato que o registrou no Guiness Book, O Livro dos Recordes.
O foco principal da campanha era atingir um público que até então não tinha simpatia por videogames através de um sistema de jogo totalmente revolucionário, sem controladores de mão e sem fios. O acessório, exclusivo para o console de videogame XBOX360 da Microsoft, consiste em um conjunto de câmeras que mapeia os movimentos do jogador e os transfere para o jogo em tempo real, reproduzindo com fidelidade cada ação de quem está no espaço de jogo, possibilitando uma imersão jamais possível anteriormente através dos dispositivos existentes até então.
Vídeo conceitual do Kinect, apresentado em Setembro de 2010.
Com o slogan “You Are The Controller” (Você é o Controle), a Microsoft decidiu então investir pesado inserindo “ads” nos mais variados segmentos de mídia, incluindo jornais, programas de TV, seriados e até mesmo em shows internacionais, como do ídolo adolescente Justin Bieber, por exemplo. O investimento em anúncios pré-lançamento ultrapassou o valor de US$500 milhões. A campanha deu certo, e hoje é muito comum ver pais e filhos pulando juntos em frente à TV, divertindo-se com o novo sensor do XBOX360. Uma busca rápida no YouTube ajuda a ilustrar a popularidade do Kinect em partidas familiares e entre amigos.
De olho nesse grande e abrangente mercado formado por empolgados jogadores casuais e “recém chegados”, a Ubisoft, renomada produtora de videogames e responsável por grandes títulos da atualidade como Rayman, Assassin’s Creed e Ghost Recon, resolveu apostar no segmento casual para adultos com o jogo “Your Shape - Fitness Evolved” (Sua Forma – A Evolução da Malhação).
Trailer de lançamento do jogo “Your Shape – Fitness Evolved” para Kinect.

"Your Shape – Fitness Evolved” é um programa de exercícios completo que possui desde seções de alongamento até aulas de Thai-Boxe (mistura aeróbica de Muay-Thai com Boxe) e Tai Chi Chuan (arte milenar oriental que desenvolve o corpo através de movimentos suaves, baseados nos elementos da natureza, combinados com respiração cadenciada), instrutor virtual e atividades variadas. O cronograma e intensidade dos exercícios serão definidos pelo próprio software do jogo, baseando-se em dados coletados pelo console no primeiro mapeamento do corpo do usuário e por perguntas sobre o estilo de vida do mesmo.
Através do Kinect, os movimentos do jogador são analisados e comparados com os do instrutor virtual, que alerta sobre erros de execução. O titulo conta também com cálculos da média de gasto calórico e de desempenho. Esses dados compõem gráficos de rendimento para que o jogador possa acompanhar sua evolução diariamente, gráficos esses que podem ser exportados para a internet. Isso possibilita que os jogadores possam comparar seu progresso com amigos e demais jogadores ao redor do globo por meio da rede online do XBOX360, a Xbox Live, ou pela internet, através de computadores, tablet PCs e celulares.
As informações reunidas dos jogadores do mundo inteiro são utilizadas pela Ubisoft, que avalia os pontos de maior interesse dos consumidores e desenvolve novas atividades específicas. O novo conteúdo é disponibilizado periodicamente em forma de download pago via Xbox Live, diretamente pelo console.
O modelo de comunicação circular entre a produtora do jogo e o consumidor é notável, já que o emissor (Ubisoft) controla o conteúdo disponibilizado, ao mesmo tempo em que o adéqua ao interesse do receptor (jogador), baseando-se na experiência e preferências do consumidor final. Ao mesmo tempo, também caracteriza-se uma comunicação interativa entre os usuários do serviço, já que podem comparar dados próprios, fazerem desafios uns para os outros e competirem de uma forma dinâmica, mesmo que pareçam isolados em suas casas.
Estão abertas as portas de um novo conceito de entretenimento caseiro. Apesar da distância física, tecnologia está aproximando as pessoas e tornando a experiência online cada vez mais pessoal, intuitiva e interativa. À medida que avança o desenvolvimento dos equipamentos eletrônicos, ficamos cada vez mais surpresos com as novidades que aparecem e são substituídas em velocidade crescente. Uma nova pergunta agora paira no ar: O que virá depois do Kinect?
Post escrito pelo aluno Sidney Duarte (P1 - Publicidade IESP - noturno)

9 comentários:

  1. Sem sombra de duvidas é uma maravilha tecnológica, mas acho que só se aplica a um determinado grupo social, no caso de quem sempre jogou videogames tradicionais no controle talvez não cause tanto sucesso ou até cause no começo, mas na minha opinião o vídeo game é um aparelho de diversão e relaxamento, não vejo como relaxar se mexendo e sacudindo nos cantos da sala, claro que não se descarta jogar desta maneira de vez em quando, mais aposto que o ideal ainda é e por muito tempo será o velho controle na mão e a comodidade de um sofá aconchegante.

    ResponderExcluir
  2. concordo com meu amigo Aldo nem todo mundo gosta dessa interatividade toda, não é à toa que os console videogames são os mais vendidos do mundo ,o apelo é bastante interessante e totalmente potencializado pelos fabricantes que precisam vender os seus produtos.

    ResponderExcluir
  3. 2 comentários:
    osvaldo junior disse...
    Sem sombra de duvidas é uma maravilha tecnológica, mas acho que só se aplica a um determinado grupo social, no caso de quem sempre jogou videogames tradicionais no controle talvez não cause tanto sucesso ou até cause no começo, mas na minha opinião o vídeo game é um aparelho de diversão e relaxamento, não vejo como relaxar se mexendo e sacudindo nos cantos da sala, claro que não se descarta jogar desta maneira de vez em quando, mais aposto que o ideal ainda é e por muito tempo será o velho controle na mão e a comodidade de um sofá aconchegante.

    28 de outubro de 2011 14:37
    Anônimo disse...
    concordo com meu amigo Aldo nem todo mundo gosta dessa interatividade toda, não é à toa que os console videogames são os mais vendidos do mundo ,o apelo é bastante interessante e totalmente potencializado pelos fabricantes que precisam vender os seus produtos.
    ANDRADE

    ResponderExcluir
  4. essa campanha deu super certo,milhões de pessoas compraram e aprovaram o produto e a empresa conseguiu seu objetivo: vender o produto.
    acho o modelo interativo,pois as pessoas se comunicam através dos jogos e interagem unas com as outras.

    ResponderExcluir
  5. O kinect realmente inovou o mundo dos video games e esta sendo de grande ajuda para os sedentarios que ha muito nao sentiam escorrer uma gota de suor.Na seguranca de suas casas, pessoas conseguem perder muitas calorias durante os jogos. Ponto muito positivo!! ]
    daniel

    ResponderExcluir
  6. Num mundo onde a aparência é (quase) tudo e a ditadura da magreza vigora, um vídeo game que estimule os jogadores a praticarem exercício é uma tirada e tanto. Concordo com Sidney, o modelo é circular.

    ResponderExcluir
  7. Nossa , achei tudo esse post de sidney , serio! eu nem sabia dessa novidade ae, inovou totalmente no mercado de games! mais fiquei em duvida se é modelo circular ou interativo !

    Rahana Rolim

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esse post de Siney, o kinect realmente revolucionou o mundo dos games. Pelo fato das pessoas poderem interagir em tempo real com outras pessoas acredito que, neste caso aqui prevalece o modelo interativo.

    ResponderExcluir
  9. A estrategia utilizada deu certo, alcancando assim sua expectativa(vender),cujo funcionamento permite ao usuario-consumidor-telespectador receptor algum nivel de participacao de troca de acoes e de controle sobre acontecimentos.

    ResponderExcluir