quarta-feira, 6 de abril de 2011

Interatividade e Rede Globo, agente vê por aqui?

A comunicação de massa vem sofrendo transformações desde sua criação, no Brasil destaca-se a REDE GLOBO DE TELEVISÃO, que hoje é internacionalmente reconhecida como uma das maiores do setor. Ela é pioneira no nosso país na busca de interatividade com o telespectador, afinal quem não se recorda ou já ouviu falar do famoso programa “Você decide” da década de 90, onde os telespectadores escolhiam o final da história por telefone, ou mesmo do “Intercine” e os reality shows onde os telespectadores também participam por telefone ou pela internet. Para eles isso é “interatividade” e afirmam que essa “interatividade” é extremamente significativa para ambos.
Para fortalecer essa imagem de conectividade e integração entre a REDE GLOBO e seus telespectadores eles declaram em seu jingle de forma dúbia “o povo escolheu a globo isso é globalização”, ora o processo de globalização é como sabemos uma forma de integração mundial, será essa a globalização entre a REDE GLOBO E SEUS TELESPECTADORES?, eles afirmam “a gente se vê por aqui”, será mesmo?.
Os processos de interatividade nas mídias em sua maioria, são limitados pela vontade de dominação de seus gestores, onde a interatividade é resumida as imposições do que eles pensam ser conveniente de participação popular, como no exemplo da REDE GLOBO DE TELEVISÃO, onde persiste o modelo chamado circular, envolvido numa película frágil que eles insistem em chamar de interatividade.
Texto escrito pelo aluno Juan Soares (P1 - Publicidade IESP - diruno)

24 comentários:

  1. a rede globo se põe em uma situação de extrema confiança pois ela é bem vista e aqui no Brasil não podemos negar é a mais conhecida e reconhecida! então quando falamos em interatividade pensamos em algo grande demais, como conversas diretas e etc, mas interatividade não é só isso! ao por um programa onde o publico decide quem sai e quem fica jah estamos tendo um exemplo claro de interatividade! e nós telespectadores recebemos muita informação! e cabe a nós interpretar... logo eu acho que a televisão em si eh interativa...

    ResponderExcluir
  2. A Rede Globo se diz ser muito mais interativa do que realmente é, ela poderia sim ser um pouco mais interativa, porém não há tanto interesse nisso, já que ela como emissor deseja ter o controle da mensagem.Eu como telespectadora acredito que o crescimento da interatividade na televisão aumentaria o interesse do telespectador nela e a deixaria menos vulnerável em relação à internet que se mostrou muito mais interativa que a televisão nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia a interatividade está cada vez maior em todos os meios de comunicação e está se tornando algo cada vez mais necessário, pois o público está se tornando mais exigente. Antigamente os telespectadores tinham que assistir aquilo que passava, completamente sem opção de escolhas, hoje a situação é completamente diferente, pois temos um leque de opções que é bastante diversificado. A Rede Globo teve essa ótima iniciativa com esses programas, pois pode se diferenciar das outras emissoras e mostrar que a opnião do telespectador é importante. Tudo isso faz com que as pessoas se sintam atraídas a participar e fazer a diferença nesses programas, seja por meio de uma votação, de um quiz e etc. A interação é muito interessante, tanto para os meios quanto para nós, e concerteza só tende a aumentar, não só na televisão mas em todos os meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  4. Esthevao Viana da Silva11 de abril de 2011 às 09:19

    Rede Globo!!
    Ah sei Não viu, essa emissora é alvo de muitas criticas e também de coisas boas, mais será mesmo que a globo é interativa? claro que não, pois sem condição, Big Brother pode até parecer , mais não é, porque seria, porque o publico que vota, mais ai não está interagindo com o publico. na minha Opinião a Globo precisar melhorar esse caracter físico dela !

    ResponderExcluir
  5. - Julinda

    Falar da rede globo,uma das maiores redes de telecomunicação brasileira é bastante complicado.Pois ao meu entender desde o momento das críticas aos elogios,não se deixou de ter uma forma de comunicação,de expressão,onde o público mostra suas opiniões através da interação como citado no texto acima,por exemplo,onde há ligações e a participação do público em diversos programas.

    ResponderExcluir
  6. Para falar a verdade, a rede globo não ta nem ai se importando em ser interativa ou não, no momento em que existe a interatividade direta, existe o risco das coisas não ocorrerem como a proposta da empresa. Então vamo deixar de ser besta, A REDE GLOBO NÃO É INTERATIVA E NUNCA SERÁ! Ela vai trocar contratos milionários por minha opinião? sua opinião claro que não! Para não dizer que ela é não é totalmente interativa, tem o big brother que é o unico programa da Rede Globo onde o telespectador tem a capacidade de decidir algo, e ainda tenho duvidas que existem fraudes. Vamo cair na real, esses programas da globo que levam pessoas da plateia para o palco para da opinião, a toda uma preparação antes, e na verdade a decisão não é da pessoa em si, a emissora prepara direitinho, o que você vai dizer, o que não pode dizer, a unica coisa que você não vai dizer é sua opinião de verdade. Mais um golpe da emissora para iludir o telespectador.

    é nois

    ResponderExcluir
  7. É realmente bastante dificil dizer se É ou NÃO interativa, depende de cada ponto de vista.Em alguns programas, claro que há um pequeno grau de interatividade mas nada comparado a internet.

    ResponderExcluir
  8. Interativa ? Só se a sua mente só consegue enxergar e é limitada ao "Big Brother Brasil" ou então o "Você decide" e acha que ligando pra lá vai estar interagindo com o programa,isso é uma distração que ela cria de um jornalismo PARCIAL e uma mídia manipuladora, que esconde a verdade e acoberta políticos corruptos !

    ResponderExcluir
  9. voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce voce quer...

    ResponderExcluir
  10. Estes programas criados pela Globo, em que há participação do público realmente não são interativos.Por exemplo:no programa "Você Decide" as pessoas ligavam e escolhiam um final para determinada história,mas acontece que elas tinham que escolher entre as opções já estabelecidas pelo programa.Há,portanto,Circularidade, pois quem tem o controle e quem realmente decide é a Globo e não o telespectador.

    Patrícia Duarte P1 Diurno

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o comentário da Patrícia acima define muito bem o meu pensamento.
    Por ser um programa em que o povo escolhe,não significa que seja o modelo interativo...porque quem tem o controle total no caso é a emissora,e no caso do programa " Você Decide",nós só temos duas opões em qual votar,e não moldar o fim da história como queremos.

    ResponderExcluir
  12. Acho que se a rede globo fosse interativa, muitas coisa já teriam mudado, porque pelo visto ela só ‘’interage`` com aqueles que já estão viciados nos seus programas que não percebem a pesada influencia que ela proporciona no cotidiano desses , já aqueles que estão cansados de ver o mesmo tipo de programas como novela e reportagens tendenciosas(mas claro que existe programação boa )agiriam criticando na mesma proporção da manipulação que ela realiza.

    ResponderExcluir
  13. Realmente, a Rede Globo de televisão há um bom tempo está envolvida no modelo circular de comunicação, mesmo que ainda insista em dizer que trabalha com o modelo interativo. Todos sabem que por mais que eles ivistam em programas com um certo grau de "interatividade", as participaçõs na verdade não se estabelecem de forma interativa.

    ResponderExcluir
  14. Se a globo é interativa? Não. A globo sempre teve uma postura muito centralizada, a cultura da empresa sempre deu prioridade a seus interesses e planejamentos internos, e não é a opinião do publico que ira ser relevante. Por exemplo, eles nuncam rebatem leis impostas pelo "estado" por mais que tosca e errada ela seja, e nem pedem opiniões do seu público que seja contraria a ela. A globo torna-se "politicamente correto" e isso não pede opiniões diferentes sobre qualquer assunto. Ela mantem uma falsa interatividade e é a empresa mais influente do Brasil.

    ResponderExcluir
  15. A rede glogo é uma das emissoras ou é a mais que diz que é interativa, certo q ela investe muito dinheiro para ter uma interatividade maior com seus espectadores, mas eu axo q o modelo q mais se destaca nela é o circular e essa interatividade que ela diz ter nunca chegará a 100$ na minha opinião.

    ResponderExcluir
  16. Trazer à tona a participação do telespectador, fazer com que o mesmo acredite que é através da sua escolha que os grandes finais são decididos, faz com que seja estabelecida uma falsa confiança entre ambos. Porém, é necessário estabelecer, que não podemos dar o final que queremos, apenas os finais que eles propõem a nós, através de seus programas. Para quem não conhece,a GLOBO continuará fazendo com que seu receptor, acredite que sua participação decide o final de suas atrações. Mas, a bem verdade é que, mesmo votando, o final sempre está pré-estabelecido pela emissora.

    Andréa Arruda - P1 - Noite.

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com o comentário da colega Andréa. De fato a Rede Globo tenta desde sempre convencer o telespectador que é ele quem decide os grandes finais de sua emissora, a exemplo do Big Brother Brasil. Mas, fica mais do que evidente que a rede de televisão oferece apenas a circularidade. Portanto, interatividade na Globo, só se for entre os "magnatas" que a compõe.

    ResponderExcluir
  18. A interatividade de fato não existe na Globo e em nenhum outro veiculo de massa. Para isso teriam que ser modificados os principais requisitos de escolha, avaliação, controle, lucros... não só da globo, mas de qualque outro que se disponabilizasse a isso.. O poder sempre foi e sempre será concentrado nas mãos dos Papas Da Tv, ou da Midia em geral, que infelizmente não somos nós. o jeito é se contentar com a falsa interatividade que nos é trasmitida, ou apenas se negar a concordar com ela.

    ResponderExcluir
  19. É tenso falar sobre a GLOBO, empresa que insiste em denominar-se "interativa", não passar de uma rede enganadora de olhares leigos, formadora do caos por motivos fúteis...

    Zaki Dallison de Almeida

    Não se equeça

    http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/

    os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^

    ResponderExcluir
  20. Karine Ferreira P1 MANHÃ19 de abril de 2011 às 17:23

    REALMENTE NÃO TEMOS MUITO O QUE FALAR DESSA EMISSORA, LUDIBRIADORA COM SEUS VELHOS BORDÕES, O FATO É QUE TODOS NÓS SABEMOS QUE DE INTERATIVA ELA NÃO TEM NADA. O UMA LINEARIDADE CAMUFLADA EM INTERAÇÃO. PROGAMAS DE LIGADOS ALIENAÇÃO DE UMA FALSA GLOBALIZAÇÃO. UMA EMISSORA QUE GANHA MILHÕES EM CONTRATOS ANUAIS, POR APRESENTAREM REALITS SHOWS, E NOVELAS COM O MESMO FINAL. NÃO SÃO ORIGINAIS NO QUE FAZEM.

    ResponderExcluir
  21. Globo e vc, nada a ver!!!

    Disse, repito e acho que vou falar por mais duas vezes só nesse blog que: EMPRESA NENHUMA QUER QUE SEUS USUÁRIOS "METAM" O DEDO EM SEUS PRODUTOS.

    Isso quer dizer que não é de interesse da Rede Glóbolus que intervenham em sua programação.

    O que há é apenas a busca de melhoria motivadas pela necessidade. A medida que a tecnologia passa e que a Internet deixa a coisa mais interativa possível a TV sentiu necessidade de acompanhar, ou pelo menos, mascarar sua dominância.

    Nada além de "uma película frágil que eles insistem em chamar de interatividade."

    ResponderExcluir
  22. Não podemos achar programas do tipo: você decide, Big Brother e etc. de interativos. Eles oferecem uma interatividade parcial visto que a emissora gera as opções à serem escolhidas, possuindo ainda assim o controle. A emissora se encaixa melhor no modelo circular, visto que dispõe a programação, e o receptor dá um feedback a respeito dela.

    ResponderExcluir
  23. Onde está essa interatividade tão comentada nos dias de hoje? Em lugar nenhum! Seremos tolos em dizer que temos algum meio de interatividade com alguma programação da Rede Globo. Interatividade nada, o que fazemos é mandar DINDIN pro bolso deles, pq cada SMS mandado gera DINDIN, cada acesso na net aumenta a audiência e eles ganham mais dos patrocinadores dos programas, então não venham me dizer que ela gera interatividade, bulhufas de interatividade, ela gera e´o monopólio de nossas casas, prendendo nossa atenção, tirando nossas noites de sono, fazendo com que gastemos nosso suado dinheiro votando em fulanos e sicranos, que não vão influenciar em nada na história do Brasil, só vão gerar mais um "BBB" inútil e sem função.

    ResponderExcluir
  24. Realmente a GLOBO tem se destacado nesse tipo de comunicação(circular).A interatividade realmente não existe por ela mesma, acredito que nenhum dono, produtor, vendedor vá deixar de garante que sua idéia ou produto, perca sua originalidade. A intenção é garantir a conquista de um determinado publico alvo, levando a sua idéia inicial. Em fim, o modelo circular é a grande saca das grandes e pequenas empresas para o seu sucesso.

    ResponderExcluir