quarta-feira, 6 de abril de 2011

FIAT MIO: Um carro para chamar de meu?

Em agosto de 2009, a montadora de carros FIAT resolveu lançar um projeto chamado ”FIAT MIO: Um carro para chamar de seu”, com o intuito de convidar pessoas que gostam de carros a pensar no futuro e criar um automóvel a partir de suas ideias e necessidades. Partindo do modelo de comunicação circular a empresa lançou um anuncio em seu site para atingir o seu target (público-alvo) com a intenção de que eles participassem, enviando suas ideias e necessidades para a criação de um carro conceito. O público atraído pelo projeto começou a participar via internet, enviando suas vontades e ideias.

Os engenheiros da montadora assumiram o compromisso de analisar, testar as ideias dos internautas e observar o que era viável a esse novo carro. Os participantes desse projeto também poderiam opinar sobre o andamento do projeto, ao invés de só darem as suas contribuições.

A grande atração desse projeto talvez seja a liberdade de expressão dada ao cliente, que gostaria de ter um carro do seu jeito, de acordo com as suas necessidades e que ainda tivesse suas vontades em parte aceitas pela montadora. O grande diferencial dessa empreitada é que ao invés da montadora recorrer às novas tecnologias existentes no mercado, ela deu preferência a ouvir os clientes consumidores. A partir destas ideias vindas através de um retorno do modelo de comunicação circular (feedback), os engenheiros da FIAT de desdobraram para tentar atender os desejos dos novos emissores deste processo que tem como característica marcante o controle estabelecido pela empresa responsável pelo projeto. Após 15 meses de espera este carro conceito foi lançado na Feira do Automóvel em São Paulo.

28 comentários:

  1. Incrível! Não sabia e nunca tinha ouvido falar disto, muito interessante. Acho que para todos nós é bom saber que esses meios se preocupam com nossas necessidades e opniões. Essa maneira de interatividade faz com que o cliente seja atraído por algo que ele sempre sonhou e idealizou mas que nunca teve condições de realizar, é uma maneira de mostrar que nosso conforto e credibilidade está em alta, e que fazemos a diferença. Diferente de antigamente, hoje as pessoas não compram mais qualquer coisa em qualquer lugar, não assistem mais qualquer programa em qualquer canal, elas procuram algo que esteja de acordo com suas necessidades e planos, e este modelo de interação é um grande exemplo disso.

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  2. Achei bastante inovadora a idéia proposta pela FIAT,que gerou bastante interação do público-alvo (fornecedor de idéias) e o produto (criação) .

    - Julinda

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  3. A ideia de se criar um automóvel de acordo com
    as sugestões e vontades dos clientes consumidores,faz com que estes tenham a liberdade
    de opinar de acordo com as próprias vontades,o que sugere interação.Não ocorre interação e sim circularidade pois a empresa responsável escolheu apenas o que era viável ao projeto.Nem todas as pessoas que deram ideias as viram no Fiat Mio.

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  4. Iniciativa muito boa da FIAT! Acho muito interessante e benéfico este contato das empresas com seus consumidores. Será que num futuro próximo so carros terão modelos e funções personalizadas de fábrica (uma coisa meio Julio Verne, mas tá valendo, :)

    Brunno Hofmann - Publicidade e Propaganda - IESP - Noturno

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  5. A idéia da FIAT foi sem dúvidas bastante inovadora, porém acho que o projeto seria mais interativo se os consumidores que opinaram na construção do carro pudessem usufruir dessa criação, já que o carro foi feito apenas para uma mostra. Mas o projeto realmente foi bastante interativo, porque deu a chance dos consumidores transmitirem suas necessidades relacionadas a um carro e também a chance da FIAT conhecer mais seus compradores para que futuramente possam usar essas opiniões em outros carros.

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  6. Aí sim, um modelo interativo por completo,sem falar que foi uma idéia inovadora!
    Foi uma ótima oportunidade para os profissionais da área....Uma pena que o carro não será comercializado!

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  7. Como comentei no texto postado sobre a Nike, acho que o modelo circular aproxima os consumidores das empresas , criando uma certa liberdade , intimidade e acho que com a inovação da FIAT de criar um novo carro de acordo com o gosto dos que optaram, foi uma concretização do modelo circular que ela adotou, porque como o próprio nome do carro diz... O carro é realmente do dono. E maior liberdade que essa...

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  8. Excelente idéia esta que a Fiat elaborou, por meio de uma comunicação circular, a montadora decidiu formar um novo modelo de carro com a utilização das opiniões e sugestões do publico em geral que utilizava a internet para torna-se um novo emissor.

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  9. Nesse projeto, nem todas as opiniões enviadas foi complementada ao planejamento do carro. Então, a frase "Um carro pra chamar de seu" literalmente esta errada, mas a Publicidade & Propaganda perdoa pelo modelo interativo. Afinal, foi um projeto de relacionamento da empresa com os clientes ou admiradores, um produto formado pela influência externa e interna e não apenas interna da Fiat.

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  10. utilizando o modelo circular e um pouco do interativo a fiat fez uma campanha muito boa mesmo atraindo clientes não vendendo apenas um carro e sim O CARRO que foi votado e criado pelos internautas, gostaria que apartir dessa idéia da fiat outras sempresas possam aderir a esse método de Criação e venda.

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  11. Uma atitude mais que ousada da FIAT. Permitir que os consumidores pudessem montar um carro, ao seu modo, (claro que aceitando as idéias do que era viável à empresa), faz com que os receptores sintam-se importantes,"ouvidos", sem aquela coisa de inventar um novo modelo e lança-lo no mercado. Isso é inovar. É perceber o quanto o seu consumidor é importante, é dar voz aos que fazem com que a empresa cresça.

    Andréa Arruda - P1 Noite.

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  12. Ficou mais que evidente que a Fiat emplacou um gol enorme criando a oportunidade de consumidores opinarem na criação de um automóvel, pois assim, mesmo não sendo uma interatividade de fato, o público-alvo da Fiat passou a ter um papel diferente. A circularidade neste caso é o modelo utilizado, mas vejamos também que esta pode ser a porta de entrada pra uma futura interatividade.

    Jarycia Joyce P1 Noite

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  13. Karine Ferreira P1 MANHÃ18 de abril de 2011 às 15:06

    Se todas as empresas pensassem dessa forma, talvez trariam mais lucros para si, e de forma recíproca deixariam seus clientes mais satisfeitos e interados sobre o assunto. A circularidade é bastante favorável nessa situação,e a interatividade é uma idéia que esta sendo lançada para estes consumidores. Acreditar nesse potencial de idéias, trazem beneficos para ambos os lados

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  14. Adriano Gonçalves - P1 Manhã18 de abril de 2011 às 17:38

    Ideias como a montadora propôs tornam-se cada vez mais freqüentes, dentro de um modelo de comunicação circular. O feedback esperado pelo criador ou emissor sempre acontecerá. Isto é o que propõe o modelo escolhido para essa campanha. A Fiat, ainda que de forma aparentemente “interativa”, abre mão das mais novas tecnologias em desenvolvimento de automóveis e passa ao consumidor a chance de se tornar parte de um projeto criativo e conceitual. Isso faz com que as pessoas participem integramente da campanha. Alguém, já chegou a pensar na possibilidade de comprar um carro desenvolvido com suas próprias ideais e necessidades? Agora, já podem!

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  15. Gostei muito da idéia da Fiat em INOVAÇÃO colocando nas mãos dos consumidores o importante papel de criar e recriar, dessa forma torna um pouco mais interativa a propaganda atraindo clientes e inovando o nosso mercado de trabalho.

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  16. Gostei muito da idéia da fiat de lê sobre a opinião de seus consumidores, so que isso é so mais um Market para obter popularidade da marca.

    Thyago Medeiros P1 Publicidade e Propaganda Manha

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  17. Bela campanha da Fiat, né?!
    nem é tanto "MIO", mas é confortante pensar que "fiz" o carro que ando.

    Zaki Dallison de Almeida

    Não se equeça

    http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/

    os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^

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  18. Essa idéia da Fiat foi bastante inteligente e criativa. Fazer com que os clientes se sintam “os criadores” do seu próprio carro, atrai no mínimo, o interesse em se envolver na idéia.
    Apesar de parecer interativo, realmente, se trata de um modelo circular, pois as sugestões dos clientes são analisadas e testadas antes de aprovadas. Provavelmente, muitas destas idéias foram descartadas por decisão da montadora, o que deixa claro que o controle pertence exclusivamente ao emissor (Fiat), e é claro que essa autonomia não foi compartilhada com os consumidores.

    Heligyane Moura de Arruda – Publicidade e Propaganda – P1 - Noite

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  19. a fiat é muito esperta usar esse modelo de comunicação com o cosumidor está se tornando cada vez mais promissor as empresas já se tocaram desse sistema e vão usa-lo sem restrição embora o lucro seja apenas da empresa,nesse jogo o consumidor ganha satisfação no produto diogo frança p1 manhã publicidade e propaganda

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  20. Muito interessante a ideia da Fiat, pois o consumidor, segundo o texto, influenciou diretamente na fabricação do modelo do automóvel, através de uma ferramenta muito poderosa chamada, internet. Agora! Será que realmente a montadora atendeu a expectativa dos internautas, fazendo o modelo conforme o retorno das opiniões dos mesmos?

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  21. A ideia da Fiat foi muito boa pois faz com que o seu (público-alvo) deixe sua ideia fazendo assim com que o consumidor tenha um pouco de importância na montagem do automóvel!

    -Rafael Toscano / p1 Noite

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  22. A idéia é boa e promissora, ganha a fiat, com o projeto que populariza e 'familiariza' sua marca entre o target; e ganha o público em si, que sente fazer parte do projeto FIAT MIO opinando e escolhendo caracteristicas para o carro.

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  23. a interatividade "mio" de novo kkkkk outro exemplo de quase interatividade, vamos chegar a uma conclusao:quando o emissor mesmo deixando o receptor a vontade pra optar pelo produto mas ainda sendo ele o cara que vai decidir baseado nas suas ideias, isso nao é interativo!!!!

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  24. Grande idéia essa da Fiat... pegar um pouco de do "gosto" de cada cliente, para fazer um carro a gosto dos seus consumidores... modelo totalmente circular.
    E um Slogan perfeito "Um carro para chamar de seu"

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  25. David Silva (P1 Diurno)25 de abril de 2011 às 12:00

    Ideia fantástica!!! o consumidor se sente o maximo, claro. Algumas pessoas podem ate falar que isso é um "Blef" da FIAT, simplesmente para supor que ouve o consumidor. Mas se engana quem pensa assim. muitos dos acessórios que usamos nos carros, são colocados depois de ser feito uma pesquisa com consumidores, assim como foi feito com o PEUGEOT 206, em 2008, e acabou se tornando o carro importado mais usado por mulheres. Assim a FIAT cria um carro conceito, que supostamente não serve pra nada, e dai, vários itens, pedidos por muitos, serão usados em carros que estão ou estarão rodando em nossas ruas.

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  26. Uma grande inovação da Fiat, e com certeza isso se tornaa cada vez mais frequente hoje em dia. É um exemplo a ser seguindo, embora que, ainda assim não seja um FIAT inteiramente e totalmente "Mio". ;D

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  27. A FIAT mostra-nos como fazer uma comunicação direta com os consumidores usando o modelo circular. Este jeitinho pratico de comunicação circular cativa os consumidores. Um jeito de garantir o sucesso. Realmente leva-os a pensar que dessa forma a um modelo interativo. Adoro esse tipo de comunicação é um prato cheio para os publicitários "garantirem um retorno seguro".

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  28. A idéia da FIAT foi muito boa mesmo, de dar ao consumidor essa liberdade ainda que limitada de se expressar, viajar na maionese e etc... Tudo pra nunca deixar a peteca cair e fazer com que o consumidor se aproxime mais.

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