segunda-feira, 11 de abril de 2011

Campanhas promocionais da Coca-cola e a circularidade na Comunicação

O modelo de comunicação circular ocorre quando um emissor transmite determinada mensagem para um receptor que ao recebê-la, envia uma nova mensagem ao emissor, denominada de Feedback. Neste modelo o emissor possui o controle total do processo, que exemplificaremos através de duas promoções realizadas pela Coca-Cola, empresa de refrigerantes mundialmente conhecida.
No ano de 2010, no período relativo ao dia das mães, a mesma iniciou a campanha promocional “Mãe você é essa Coca-Cola toda”, onde os sorteados receberam prêmios tais como: computadores, cursos profissionalizantes, além de um ano de Coca-Cola grátis. Durante a Copa do Mundo a Coca-Cola, através da promoção “A Bola do Jogo do Brasil é Sua” tornou possível aos consumidores concorrerem a bolas utilizadas pela seleção brasileira durante os jogos da Copa e também a bolas exclusivas Coca-Cola e Adidas. Para poder concorrer a promoções como estas, a Coca-Cola disponibilizou aos consumidores informações de como deveriam proceder, como por exemplo: adquirir produtos participantes da promoção, enviar os códigos encontrados na tampa dos mesmos via sms, ou então cadastrá-los no site, etc.
Ao instruir os clientes explicando-lhes de que forma devem agir durante o período promocional, a empresa mantém a promoção sob controle, enquadrando-se neste caso, no modelo de comunicação circular. De acordo com este modelo a empresa Coca-Cola assumiria o papel de emissor, as promoções seriam as mensagens enviadas para o receptor, neste caso o consumidor, que ao aderir à campanha promocional estaria dando um retorno para o emissor, conhecido como Feedback.No modelo de comunicação circular o receptor detém o controle da situação, tratando-se aqui das promoções realizadas pela Coca-Cola.

Texto escrito pela aluna Patrícia  Duarte (P1 - Publicidade IESP - diurno)

37 comentários:

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  2. Legal Patricia!
    A maioria das empresas de bebidas, cosméticos, etc,são de modelo circular, pois como você já explicou acima,o emissor tem o controle da situação,recebendo o feedback do receptor.

    Vitória Andrade.

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  3. Muito bom o texto vei, é isso ai, um bom exemplo de modelo circular são de empresa de bebidas e cosmeticos, que fazem promoções e através dessas promoções da para ter uma pespectiva de como está o recebimento das propostas oferecidas pela empresa para com o cliente (nós) É nois, formô?!

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  4. Parabéns pelo texto Patrícia. No texto ela conseguiu usar um exemplo ótimo e que demonstra exatamente como ocorre a emissão e o feedback do receptor. Essas promoções são um modo interativo bastante interessante tanto para a empresa quanto para o consumidor.

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  5. como o texto diz as promoções são um dos modos mais usados para as empresas receberem um retorno de seus consumidores!!
    pois quanto mais participantes a promoção tiver a empresa saberá que o produto esta sendo bem visto! e seu produto bem consumido!
    parabéns pelo texto...

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  6. * Julinda

    O texto acima mostra a importância da interação com o consumidor e o quanto uma propaganda bem elaborada recebe a aceitação do público.Assim a empresa gera promoções dos produtos(ex:coca-cola)
    ocorrendo assim um modelo de comunicação circular.

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  7. A coca-cola sempre foi muito boa em modelos de comunicação circular ,até na nossa infância ,se lembrarem dos "Gelo-cósmicos" ou até mesmo do "Yo Yo" que marcaram naquela época, convenceram crianças a juntar várias e várias tampas de coca-cola para serem recompensadas com um "brinde". Parabéns pelo texto

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  8. Acredito que o modelo mais útil para a maioria é o circular, pois comparo o interativo a uma discussão onde não há concordância de uns e outros e transforma-se numa baderna total, é bom ter um controle para administrar as informações. E além do mais... quem não gosta de um controle sobre o outro!

    Brunno Hofmann - Publicidade e Propaganda - iesp - Noturno

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  9. Esse tipo de promoção é bastante interessante para ambas as partes, tanto para o emissor(coca-cola) quanto para o receptor(consumidores). Mas sabemos que que o real beneficiado nessas promoções é a Coca-Cola que estimula a compra do produto e aumenta o numero de vendas, e o receptor poucas vezes é beneficiado, já que o ganhador dos prêmios é escolhido por meio de um sorteio.O texto é um ótimo exemplo de modelo circular de comunicação já que o emissor recebe um retorno do receptor e consegue alcançar seus objetivos de vendas.
    Karoline Alves P1 Diurno

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  11. Realmente este é o modelo mais usado por uma grande parte da empresas do mercado. No entanto, na minha opinião, as empresas que mas utilizam desse seguimento, são as que já estão à um grande tempo no mercado e que tem segurança no seu produto, conseguindo alcançar um publico alvo que lhe é fiel!
    No demais utilizam- se disso de forma a maquiar sua segurança total do produto, alcançando assim, um publico que não está incluído em seu consumidores!

    Ellen Camacho Publicidade e Propaganda- IESP PI-Noite

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  12. Patrícia, adoreii seu texto!
    Concordo tbm com vc Bruno(p1 noturno).
    A coca-cola é uma de muitas empresas que visam o crescimento do seu produto interagindo com seus clientes, mas de um modo bem discreto, nem sempre as promoções beneficiam a todos os consumidores, minha gente é cada 1 pessoa em um mundo onde vivem mais de 6 bilhoes de pessoas, venhamos e convenhamos é um controle enorme tipo; SUPREMO mesmo. Enfim, acho que você patrícia abordou de uma forma bem clara e simples todo esse modelo circular e controlador da coca-cola, um ótimo texto mesmo, Parabéns!

    Amanda Kenya(P1 diurno)

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  13. Sei la ,mas vendo esses anúncios e inovações que a coca cola oferece ,anima o povo a participar e sem perceber ,acabam sendo inseridos nesse processo que a comunicação circula afirma .Até eu por exemplo ,que não gosto de coca cola ,me animo pra participar .quem não gostaria de ganhar esses prêmios?! Pois é ,é incrível como o uso desses tipois de comunicação mobilizam o pessoal.

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  14. Concordo que a coca-cola é uma empresa multinacional que faz uso do modelo circular de comunicação. Pois o público alvo deste produto que é muito grande. sempre manda um retorno ao receptor quando consome coca-cola.

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  15. Muitos falam "a empresa monopolista" mas meu irmão, ela fez por onde! Não é em vão que ela está em quase em todos os paises do mundo, e em tudo que é "buraco" ela esta presente dominando o mercado e influenciando as pessoas. Da conta de varios pontos-de-venda é fruto de muito trabalho, pois não importa a cultura, a classe social, a Coca-Cola "chega junto" e mantem uma relação harmonioza e positiva tanto para o revendedor como para a propria empresa. O feedback, graças a Deus!

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  16. Todo assunto abordado é uma realidade vivida por muitas empresas por aí a fora,na gande maioria das vezes utiliza o modelo de comunicação circular mas para algumas pessoas esse modelo pode ser linear pois quando o receptor recebe a mensagem e deixa pra lá naum dá nenhuma resposta ao emissor

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  17. É cada vez mais evidente que o processo de comunicação circular já está sendo utilizado na promoção de grandes marcas como é o caso da COCA-COLA. Fazer com que o receptor dê um feedback, sem interferir diretamente em qualquer idéia, faz com que no mínimo, a empresa emissora, tenha algum resultado melhor em seu desempenho, já que de alguma forma, "ouve" o que seu público tem a dizer.
    Andréa Arruda - P1 - Noite.

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  18. Um dos melhores que eu já comentei...
    na gande maioria das vezes utiliza o modelo de comunicação circular,faz com que no básicos dos básicos a empresa, tenha algum resultado fazendo com que o receptor lhe dê um feedback de retorno.

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  20. Concordo com a Patrícia. As promoções são sim a melhor forma de receber um retorno... E a Coca-Cola faz isso como ninguém. Utilizasse do modelo circular de forma criativa e eficaz, fazendo com que o Feedback seja cada vez maior..

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  21. Legal os pontos abordados, a coca-cola sempre com grandes promoções, alguma toma uma proporção que sem dúvidas supreende até os seus criadores, mas sempre promoções circulares com uma carinha fantasiosa de interativa.

    Zaki Dallison de Almeida

    Não se equeça

    http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/

    os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^

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  22. como dizem meus colegas acima, concordo verdadeiramente com eles, é so um jogo de Market mais visualizados nas empresas assim conseguindo um retorno dos seus clientes. Pois quanto mais gente participar das promoções, reproduzira para a mesma que o produto esta aceito pelo os consumidores.


    Thyago Medeiros P1 - Manha - Publicidade e Propaganda

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  23. Eu concordo. Quando o emissor está no controle da comunicação e dita as regras, o modelo é circular. Em muitos casos de comunicação entre empresas e clientes, é difícil definir se o modelo utilizado é circular ou interativo, mas no caso dessas promoções da Coca-Cola, não há semelhança alguma com o modelo interativo. A empresa anuncia, diz como deve ser e os consumidores apenas seguem “as ordens” como forma de feedback.

    Heligyane Moura de Arruda – Publicidade e Propaganda – P1 - Noite

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  24. penso que a coca-cola deve sim manter esse controle é uma forma de organização e se faz necessário diogo frança p1 manhã publicidade e progada

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  25. acredito que a coca-cola mesmo ja sendo mundialmente conhecida,continua a fazer propagandas e promoções para garantir a força da marca e a capacidade das pessoas associarem rapidamente refrigerante à coca-cola (top of mind)A escolha pelo modelo circular é acertada,a interação é minima, ja que o cliente apenas segue as regras da promoção,possibilitando que a empresa tenha total controle sobre os resultados.

    Lucas Ramalho - P1 noite

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  26. Karine Ferreira P1 MANHÃ19 de abril de 2011 às 14:18

    Lógico que teríamos que citar a coca-cola, um dos maiores exemplos e circularidade e interatividade para nós consumidores. Estão sempre inovando e propondo novas idéias. Tíramos como exemplo o novo comercial, em que eles fazem comparações de coisas boas, com as coisas ruins, comprovando no final que existem mais pontos positivos no mundo, e em um deles incluiriam-se a Coca-Cola, de fato o texto está de parabens.

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  27. Que a Coca-Cola é um império isso ninguém dúvida. Que seus comerciais além de alto nível são extremamente eficazes tb não. E que as promoções "Coca-Colianas" são apenas para garantir que ela não perderá seu trono é um fato. Preciso falar mais que isso sobre esse monopólio para garantir meus pontos, Zé?

    Até o próximo.. rs.

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  28. A COCA-COLA utilizar um modelo de comunicação circular sempre pois uma empresa mundialmente conhecida e fica difícil fazer uma promoção com um modelo de comunicação interativo pois seu público é enorme!

    -Rafael Toscano / p1 Noite

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  29. Sem sombra de duvidas, a Coca-Cola como demais empresas que elaboram propagandas para obter algum tipo de retorno (feedback) utilizam o modelo circular para tal. Essa marca que além de proporcionar vários tipos de promoções para seu publico, sempre elabora comerciais de extrema criatividade, que nós deixam vidrados na telinha. Será clichê dizer que concordo com o texto? Pois é, concordo, texto muito bem elaborado.

    Jéssica Siqueira/ P1- Noite.

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  30. Perfeita colocação de Patrícia para o modelo circular... se pararmos para ver, quase não se tem interatividade completa, o mais comum é se ter o modelo circular com um emissor mandando a mensagem e o consumidor, nesse caso, dando um Feedback ou o modelo linear, onde o consumidor apenas viria a promoção, no caso da coca-cola, mas não mandasse o SMS com o código da tampa da garrafa.

    Bruno Leal Pinheiro/ P1-Noite

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  31. Realmente, texto bem elaborado, e quem não para pra ver a propaganda nova quando é lançada, todo mundo vê! Todos ficam vidrados na propaganda e nas promoções nem se fala!!! é uma verdadeira monopolização do pensamento consumista.

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  32. Não aposto que a coca cola tenha feito essa promoção pensando em obter um feedback com os códigos. Muita gente toma coca cola, todo dia, e nunca participou de uma promoção dessas. Acho que o feedback de consumo de um produto, esta ligado a venda do mesmo. Com relação a promoção, nada mais é do que um incentivo para aumentar o consumo do tal refrigerante.

    David Silva (P1 Diurno)

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  33. Não aposto que a coca cola tenha feito essa promoção pensando em obter um feedback com os códigos. Muita gente toma coca cola, todo dia, e nunca participou de uma promoção dessas. Acho que o feedback de consumo de um produto, esta ligado a venda do mesmo. Com relação a promoção, nada mais é do que um incentivo para aumentar o consumo do tal refrigerante.

    David Silva (P1 Diurno)

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  34. É isso ai amanda, adorei o Texto, concordo com Você plenamente... vou usar novamente um exemplo que usei em outro (post) Minha Empresa de Computadores criou uma promoção que na compra do computador modelo x40, você vai encontrar um código na caixa e tem que enviar via sms ou Email, só que eu só coloquei o tal código em uma caixa, vai ter retorno? claro que não, eu não vou saber se o meu computador está sendo bem vendido ou não.
    esthevão P1-MANHÃ

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  35. Em 1º lugar o texto foi construído muito bem,e esse modelo circular usado não só pela Coca-cola mas por outras empresas,deu certo até hoje e acredito que continuará,e no caso da coca-cola essa campanha foi feita como uma homenagem as mães já que "todo" mundo bebe coca-cola sem nunca ter assistido esse comercial.
    Jusseli Ingridy-P3 manhã

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  36. O modelo circular é o mais usado pelas empresas quando a questão é promoção, sorteios, pois é a melhor forma de terem um controle sobre todo esse processo. é um modelo que dando certo até em hoje, então acredito q as empresas continuarão utilizando pois traz um grande retorno para elas.

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  37. Podemos ver aí um caso nítido de modelo circular, onde o domínio no processo de comunicação é inteiramente do emissor.

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