sexta-feira, 15 de abril de 2011

ESCOLHA?!

Escolha... nós como consumidores temos realmente esse poder em sua plenitude?  Às vezes sim, às vezes não. Claro que não devo nem posso generalizar, mas vejam só.
Ao analisar uma malharia a mais ou menos 15 anos no mercado e seu tipo de comunicação com os clientes,  observei que esses clientes tem uma certa liberdade de escolha entre cores e estampas, porém, fica limitado àquilo que é previamente escolhido para ele pela própria empresa(a seleção é feita pela diretoria).  Quando o produto que esse cliente quer está em falta na loja, pode-se fazer até uma encomenda, desde que seja em grande quantidade senão: É inviável! É inferior ao valor do frete! Blá blá blá! Daí, ou ele espera umas semanas e em alguns casos até correndo o risco de se prejudicar, ou se contenta com o que tem.
 Essa comunicação pode até ser um pouco interativa pra alguns, mas na minha opinião é muito mais circular pelo fato do direito de "livre escolha" estar sujeito em 80% ao controle do emissor dessa "conversa", nesse caso a empresa.
E aí? O que você acha?
Texto escrito pelo aluna Ana Paula Nóbrega (P1 - Publicidade IESP - noturno)

26 comentários:

  1. Concordo com a autora pois mesmo tendo o consumidor a possibilidade de escolha,esta não é totalmente interativa devido a estes produtos haverem sido pré-selecionados pela loja.

    Patrícia Duarte P1 Diurno

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  2. Concordo com ANA PAULA quando ela diz que esse processo é meio que Parcial, pois mesmo tendo um grande acervo de tecidos ou coisa asssim o cliente entará sujeito a escolher os produtos que a lova oferece limitando assim seu PODER de escolha.

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  3. Karine Mendes P1 manhã18 de abril de 2011 às 14:56

    A falta da liberdade da decisão do consumidor fica clara nesse texto, pois observamos que o consumidor é quase que obrigado a levar um produto, que não é de seu total interesse, pela falta do que ele realmente queria. É óbvio que não poderíamos chamar isso de interatividade, pois o controle acaba por ficar nas mãos do emissor.

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  4. A Karine falou e disse, na maioria das vezes somos obrigados a escolher algo que não gostamos muito, por falta daquilo que realmente queriamos. Isso é triste!

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  5. Na grande maioria das escolhas nos perguntamos se é infinito o numero de escolhas e vemos q sim é infinito, mesmo tendo o consumidor a possibilidade de escolha,esta não é totalmente interativa.

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  6. Mariana Villarim...

    Concordo com a Karine nas maiorias das vezes realmente somos obrigados a escolher algo que não gostamos muito por falta de opção do que queremos.

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  7. Será mesma que a interatividade se resume a uma ou outra escolha a mais?
    Acredito que não! Acredito que a 99% de toda a comunicação voltada para o comércio em geral é circular. Tendo em vista que o controle sempre fica nas mãos dos donos..
    Zuliene P1 Noite

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  8. A indagação inicial foi a chave do post.
    Bom trabalho amigo!

    Zaki Dallison de Almeida

    Não se equeça http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/

    os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^

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  9. Concordo com a autora pois mesmo o consumidor tendo o a possibilidade de escolha, os produtos ainda sao defenidos pela loja qual sera vendido para o cliente.


    Thyago Medeiros P1 - Manha - Publicidade e Propaganda

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  10. Concordo, e acredito que esse exemplo se aplica a várias empresas.
    Por maior que seja a variedade de opções, as escolhas dos clientes na maioria das vezes serão limitadas ao que os comerciantes oferecem. Me lembro de poucos casos em que o modelo interativo seria realmente utilizado, por exemplo, o Mercado Livre, que na minha opinião, ao permitir que um comprador (receptor) tenha liberdade de naquele ambiente passar a ser também um anunciante (emissor), ao contrário da malharia, pode ser classificado como interativo.

    Heligyane Moura de Arruda - Publicidade e Propaganda - P1 - Noite

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  11. concordo,as empresas elas fazem isso com os clientes,a interatividade vale apenas para um volor estipulado por muito, muitos consumidores pedido que vai ser atentido se for o caso de lucro absoluto para a loja

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  12. concordo,as empresas elas fazem isso com os clientes,a interatividade vale apenas para um volor estipulado por muito, muitos consumidores pedido que vai ser atentido se for o caso de lucro absoluto para a loja
    esse comentario foi do aluno diogo frança p1 manhã publicidade e propaganda

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  13. realmente, mas não me vem a cabeça nenhuma empresa com um modelo interativo completo...é quase impossivel dar total liberdade ao cliente. concordo com voce em achar o modelo mais proximo ao circular, pois é claro o total controle da empresa em ate recusar uma encomenda.

    Lucas Ramalho - p1 noite

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  14. O texto de Ana Paula me faz refletir sobre o quanto nós consumidores somos muito mais passivos do que ativos nestas ocasiões, concordo que esse tipo de comunicação seja circular, pois o cliente interage com a empresa, mas não tem o poder de fazer com que a mesma faça tudo o que ele queira

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  15. O texto expressa de maneira bastante cuidadosa a maneira como nós consumidores compramos diversos produtos por pura 'pressão'. Retrata como a maneira circular não funciona devidademente em certas ocasiões.

    - Julinda / p1 - manha

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  16. Lucas falou acima e faço das palavras dele, as minhas: "não me vem a cabeça nenhuma empresa com um modelo interativo completo"
    Já foi o tempo que... na verdade nunca veio o tempo que "o cliente é nossa maior motivação". Isso é conversa de "menino buxudo" pra boi dormir.
    Entendo que a pergunta a ser feito nesse caso que Paula expôs é: "O que vc tem pra me oferecer?". Isso pq é assim que funciona o mundo desde que mundo é mundo.. uns tem coisas para oferecer, se elas te agradam vc compra, se não procura em outro fornecedor.

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  17. Concordo com o texto pois nunca temos o direito de escolher o produto que queremos comprar pois que faz esse seleção de produtos é a empresa na qual escolhemos pra fazermos nossas compras dai cabe a nos comprarmos ou não os produtos oferecidos!

    -Rafael Toscano / p1 noite

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  18. quase interaitvo kkk pois é essa interatividade ainda ta muito fraca, pois o poder de escolha ainda depende do vendedor e da quantidade de produtos adquirido.estamos chegando lá kkkk

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  19. Concordo plenamente com a autora desse texto, que enfatiza a escolha. O cliente não tem 100% a autonímia sobre o produto, sendo assim uma modalidade circular. E dando enfase ao que Lucas falou, creio que nenhuma empresa tenha de fato um modelo interativo, pois em nenhum caso é o cliente que tem um maior poder sobre o produto.

    Jéssica Siqueira/ P1- Noite.

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  20. Com certeza trata-se do modelo linear, pode-se escolher a cor e estampa, mas não se pode generalizar; você escolhe o que tem na loja, e como a autora falou, caso tenha que encomendar, tem que ser em grande quantidade...

    Bruno Leal Pinheiro/p1-Noite

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  21. "zuliene disse...

    Será mesma que a interatividade se resume a uma ou outra escolha a mais?
    Acredito que não! Acredito que a 99% de toda a comunicação voltada para o comércio em geral é circular. Tendo em vista que o controle sempre fica nas mãos dos donos..
    Zuliene P1 Noite
    18 de abril de 2011 19:41"

    Concordo plenamente, amiguinha... não existe outro meio de comunicação a não ser o linear... pelo menos no comércio direto ao consumidor, pois, não vamos ligamos pra loja e escolhemos o produtos que queremos que ela exponha, para comprarmos temos que nos contentar com o que ela possui em seu estoque e pronto, no máximo tentamos comprar pela internet, quando não temos uma bela surpresa de comprar uma coisa e vir outra.

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  22. Bom, na Minha opinião eu também concordo com a autora, pois a Escolha é dos clientes, mais as cores quem escolhe é a loja, pois ela que compra para revender, então os clientes tem a livre escolha de escolher só entre as cores que estão no mostruário.

    Esthevão-P1 manhã

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  23. Concordo plena-mente com você, seu texto é preciso, e nos leva a analisar a situação como todo! Pois nos deparamos por muitas vezes, na ilusão de termos o controle de alguma coisa ou algum produto. Mas o que realmente acontece é o contrario, a empresa sempre matem o controle e nos induz sutilmente a pensar que o modelo (circular que é usado) é interativo, mantendo o controle em nossas mão. Na minha opinião,é isso que os tornam grandes vendedores!

    Ellen Camacho - PP- PI- Noite

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  24. Concordo com a autora do texto e concordo que o processo seja "parcial" e não totalmente "interativo",imagine se nos escolhesse-mos as cores dos tecidos por exemplo,seria uma bagunça.

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  25. Concordo pois realmente não temos total poder de escolha, pois a empresa seleciona os tecidos as cores pra o consumidor escolher dentre aquela seleção, esse processo não é totalmente interativo.

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  26. Concordo com a autora que esse é um modo totalmente circular,podemos até selecionar qual peça ou cor queremos e o lojista passar esse pedido a empresa mas ai chegar a resposta de volta para nós é que é quase impossível.

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