Todos os vídeos apreciados já estavam no site. Sendo assim, cai por terra qualquer menção à interatividade. Eu apenas organizei a ordem de exibição, ponto. Teríamos então um ótimo exemplo de modelo linear de comunicação, sendo o Youtube emissor e eu o receptor, sem qualquer capacidade de reação ao vídeo apreciado. Correto? Errado. Primeiro, porque o Youtube é o meio condutor da mensagem, nunca podendo ser considerado emissor ou receptor. Para - de fato - existir, precisou hospedar um primeiro vídeo, possivelmente disponibilizado por seu desenvolvedor. Emissor seria então todo aquele que hospeda o vídeo no site. Consequentemente, receptor seria todo aquele que o assiste. Segundo, porque a passividade cabe exclusivamente a mim. Da mesma forma que posso assistir ao vídeo X, posso encerrar a utilização do meio condutor por aí, como também hospedar um vídeo Y relacionado ao apreciado ou um vídeo Z com uma temática totalmente distinta.
Optando pela 2ª ou 3ª opção, seria bem provável que outra pessoa assistisse a meu vídeo, me colocando no papel de emissor e tomando meu lugar de receptor. Sucessivamente, considerando os milhões de usuários conectados ao redor do globo, linear, circular e interatividade seriam pequenas peças dessa bola de neve, cabendo a você, se definir.
Texto escrito pelo aluno Gilson Galvão (ex-P1 - Publicidade IESP - diruno)
O youtube é um meio totalmente interativo ,pois há ferramentas como os votos ,comentários avaliações ,até algumas premiações que o video ganha do youtube mesmo, como "mais vistos em determinada região ,tempo ou categoria" . Mas existem algumas controvérsias que apontam ele como um meio LINEAR ,como por exemplo : antes de alguns videos você ter que assistir uma propaganda antes,obrigatoriamente ,pra depois então poder assistir o video.
ResponderExcluirGostei da expreção "duvidosa interatividade" pois existe sim o mínimo de interatividade mas acho que o modelo mais usado pelo YOUTUBE é o circular pois temos o direito de comentar e dizer se gostamos ou naum de determinado vídeo dando uma resposta positiva ou negativa a quem postou o vídeo.
ResponderExcluirAssim como Nelson, adorei a expressão "duvidosa interatividade", e acho que o modelo de comunicação do you tube é justamente isso, algo duvidoso. Mas, tentando encaixálo em algum modelo, decido por deixál-lo como circular, pois o recpetor não detém o poder de mudar a mensagem, tem apenas o poder do feedback, a exemplo dos comentários.
ResponderExcluirConcordo totalmente com Caio, se não pudessemos dar a resposta, ou até mesmo ficarmos inertes em relação a mensagem transmitida, tornaria-se algo linear. Porém o que essa "duvidosa" ferramenta, quer de fato expressar é uma interatividade que não existi. Somos apenas receptores de mensagens e vídeos postados, podemos comentar e colocar nossas opniões, mais isso não implicará na modificação do vídeo, pelo menos no caso dessa rede social. Para mim, como foi dito por Jarycia, a forma com que expressam-se é de forma circular.
ResponderExcluirEu também fico com o modelo circular,pois apesar de termos como postar um vídeo no youtube, não são todos que podemos colocar, há um grande controle.
ResponderExcluirEste é mais um caso de "grau de interatividade". É interativo, mas até que ponto? É circular, mas até que ponto? Que exista um meio termo entre a linha que divide a circularidade da interatividade e o youtube reside às margens desta linha!
ResponderExcluirMariana Villarim...
ResponderExcluirGostei da expreção duvidosa interatividade pois existe sim o mínimo de interatividade mas com toda certeza o modelo do youtube é circular.
Gostei muito desse post. A respeito da interatividade, o youtube a principio, parte dela sim, uma vez que para sua existencia é necessario que eu, você, enfim o mundo, envie videos pra ele.... Mais uma vez que há um controle, entra na circularidade...
ResponderExcluirZuliene P1 noite
É verdade, Gilson. Eu não havia pensado de forma tão detalhada, apenas classificaria como “Interativo”, mas realmente, considerando todos os pontos, é possível notar que alguém que não possui uma conta no Youtube pode ser apenas um receptor, sem possibilidade de comentar ou postar um vídeo de resposta (Linear). Enquanto que ao criar uma conta, o receptor pode dar um feedback a qualquer usuário, ou pode também postar um vídeo, passando a ser o emissor e ter autonomia nesse novo processo de comunicação (Interativo).
ResponderExcluirHeligyane Moura de Arruda – Publicidade e Propaganda – P1 - Noite
O youtube é um dos sites mais acessados no mundo inteiro hoje em dia, tem uma forma muito interativa pois podemos comentar, da nota, denunciar por abuso, entre outras ferramentas que tornam-o bastante interativo.
ResponderExcluirCorreto? Errado... kkkk
ResponderExcluirse tratando do texto, a escolha do modelo é sim correta :)no youtube, depende muito do usuario, alguns usam uma linha apenas linear, outros circular/interativo. gostei, o texto é bastante dininamico, e n cansa o leitor!
Lucas Ramalho - p1 noite
Independente de quem tenha postado o video, o Youtube é interativo. Porque não parte de um unico agente controlador da comunicação, e sim, de varios usuarios, que compartilham, comentam os videos. É um site democrático assim como a wikipedia, mas, concerteza não são identicos. O Youtube tem algumas funções limitadas que deixam a desejar, mas a medida que der mais liberdade e "caia por terra" a famosa "prpriedade intelectual", não existira mais duvidas.
ResponderExcluirP1-Manhã
Adriel P1 noite
ResponderExcluirGostei do título do texto “youtube: linear, circular ou interativo?”, Gilson deixou uma pergunta muito interessante no ar. Na minha opinião, o youtube dependo da ocasião, pode se encaixar nestes três modelos de comunicação: linear, circular ou interativo.
Adriel p1 noite
Gostei do título do texto “youtube: linear, circular ou interativo?”, Gilson deixou uma pergunta muito interessante no ar. Na minha opinião, o youtube dependo da ocasião, pode se encaixar nestes três modelos de comunicação: linear, circular ou interativo.
ResponderExcluirA forma de comunicação do youtube é bastante diversificada,indo do modo circular ao linear de acordo com cada tipo de vídeo, colocando assim o modo interativo como principal.
ResponderExcluir- Julinda / p1 - manhã
É relevante pensar que empresa nenhuma No mundo tem em mente (plano empresarial) que um outro, no caso, os usuários assumam por completo o papel de emissor. Prova disso é que o YouTube "fiscaliza" os vídeos postados e se ele achar por bem retirar, está feito. Contudo, os modelos lineares, circulares e interativos é facilmente percebido no "sítio".
ResponderExcluirO youtube concerteza é circular pois temos a opção de fazer comentários sobres os vídeos, fazendo assim um feedback com autor do vídeo assim fazendo uma avaliação.
ResponderExcluir-Rafael Toscano / p1 - Noite
Se partirmos do ponto de vista que só há interatividade total se não houver controle por parte do emissor/condutor, podemos concluir que o 'canal' youtube não pode ser somente interativo, visto que o mesmo possue o controle dos vídeos a serem postados.
ResponderExcluirFernando Natan - P1 diurno
"Duvidosa interatividade" Foi uma expressão colocada de forma genial se tratando do Youtube, pois de fato, ele se relaciona com os determinados modelos de comunicação. Tanto o linear, que é quando você apenas assiste a um vídeo postado no mesmo, quanto ao circular que além de assistir, você pode comentar sobre, gerando um feedback e também o interativo, que além disso tudo, você tem a oportunidade de criar sua conta podendo assim postar também seus vídeos. Isso depende muito da pessoa e do que ela irá fazer em relação ao site. E acho que, mesmo o site tendo o controle sobre o que pode ser postado ou não, o receptor ainda sim tem uma certa autonomia.
ResponderExcluirJéssica Siqueira/ P1- Noite.
eita q esta discurçao ta boa.pessoal o you tube nada mais é que o canal usado por um "emissor" quem posta, para atingir o "receptor" quem assite,(modelo circular) pois o feedback que o emissor espera não sao seus lindos comentarios e sim o Nº de visualizaçoes.espero ter ajudado.
ResponderExcluirLi o comentário de Jéssica e concordo plenamente... assim como concordo que o youtube é ao mesmo tempo pode ser linear, circular e interativo!
ResponderExcluirO Youtube é um site de grandeza mundial, assim servindo para divulgação e conhecimento sobre muitos assuntos! creio eu que o youtube tenha um modo de comunicação circular pois todos que veem os videos mesmo que não postando nada nos comentários estão dando numeros de exibições ao vídeo e isso representa o sucesso do vídeo!
ResponderExcluirConcordo tb com o coments da Jéssica (por sinal muito bem elaborado, parabéns!!
ResponderExcluiracho que pode ser qualquer um dos modelos...dependendo de como se usa o youtube...se é apenas para ver vídeos,ou para ver e também publicar...
ResponderExcluirSendo ele Linear ou Circular, é bom saber que ao longo dos anos, com a popularização da internet 2.0, dispomos de uma ferramenta nesse estilo, que nos permite ir além do que é proposto pelas mídias tradicionais. A esperança é que com o passar dos anos essa interatividade aumente cada vez mais e que se torne uma modalidade tão bem assimilada para um maior número de pessoas. Enfim, o blog ta de parabéns, e eu fico no aguardo dos próximos posts, principalmente o que vai ter mostrando os mashups :)
ResponderExcluirÉ concordo com vc Bruno Hofmann, até onde o YOUTUBE é interativo e/ou circular???
ResponderExcluirContudo, o site ainda tem o controle de post nos comentarios dos videos, dos videos que são acessados, dos que ficam mais tempo, até msm dos videos de sexo no youtube, entre outros.. apesar da interatividade que o site oferece seu principal modelo de circulação é o CIRCULAR.
O youtube creio que se encaixe em todas formas e modelos de comunicação dependendo do ponto de vista de quem visualiza.
ResponderExcluirMas tem por parte uma grande caracterização do modelo circular ( em minha opinião ).
Vamos analisar a situação por outro lado: o modelo circular é o mais usado por a grande massa de empresas e etc(como já comentei), mas a internet nos da a possibilidade de nos apropriarmos de qualquer que seja o produto lançado nela e modifica-lo! Então, será que não há uma interatividade nisso ai?
ResponderExcluirEllen Camacho PI Noite
PS: adorei o texto, dinâmico e esclarecedor!
A "interatividade" na internet tem sido bastante questionada, mas tem dado certo. Hoje o pode da comunicação deixou de ser de uma pequena minoria e estar passando para uma maioria considerável. O termo interatividade pode ser interpretado de formas distintas, como:
ResponderExcluirInteratividade= uma maior participação, inclusão social na internet ou
Interatividade=relacionamento, troca de informação, uma participação maior na produção dos conteúdos.
Acho que a pergunta é o que é Interatividade?
by:Jusseli Ingridy
Como diz júju podemos questionar aqui a interatividade. A interatividade pode ter varias definições dependendo do seu contexto. a principal definição é que interatividade é um troca entre um individuo e outro. o que mais vem sendo questionado é a interavidade na internet algo q na minha opinião vem se tornando cada vez mais forte,pois vem se tornando uma coisa frequente no nosso dia a dia, interferindo até na nossa comunicação intrapessoal.
ResponderExcluirDuvidosa messssmooo, essa tal interatividade YouTubiana. Somos receptores-emissores, comandantes-comandados, sei lá! É circularidade interativa!!rs
ResponderExcluirNa minha opinião o vídeo é Circular e Interativo,pois podemos interagir com o vídeo,Porém no final quem manda mesmo é o emissor.
ResponderExcluirشركة جلي بلاط و رخام بأبها
ResponderExcluirشركة جلي بلاط و رخام بجدة
شركة جلي بلاط و رخام بنجران
شركة جلي بلاط و رخام مكة
شركة جلي بلاط و رخام بالطائف
شركة جلي بلاط و رخام بالمدينة المنورة
شركة تنظيف مسابح بابها
شركة تنظيف مسابح بالطائف