O site aposta também no contato direto com o público por meio de redes sociais, como exemplo o Facebook, assim, clientes do Brasil inteiro podem comentar e postar nas suas páginas sobre seus acessórios prediletos, compras efetuadas e também fazer sua própria lista de presentes, o que facilita na hora de comprar um presente para alguém.
A marca, que só vende seus produtos pela internet, e que usufrui desse meio para fazer sua divulgação, através de blogs e mais recentemente do twitter, utiliza um modelo de comunicação circular, já que no próprio site, são disponibilizados depoimentos de consumidores, com os mais diversos tipos de opinião. A partir do momento em que o cliente comenta em seu twitter sobre a compra que fez, é possível saber detalhes não só da compra, mas também da competência da empresa no atendimento e também na entrega. Esse processo é o chamado “feedback”, normalmente, sites de compra abrem esse espaço para que as pessoas possam dizer se estão ou não satisfeitas, o que mostra a diferença de modelos lineares ou interativos, onde não há contato, ou o contato é mais interativo, respectivamente. Esse modelo permite que haja uma comunicação, de fato, pois o depoimento de cada cliente, é o que dá uma resposta positiva ou negativa sobre os serviços prestados da empresa. Ou seja, se algo estiver errado no atendimento, mesmo com a opinião do cliente, fica aberta a empresa, se deve ser alterar o serviço ou não.
Texto escrito pela aluna Una Correia (P1 - Publicidade IESP - diurno)
Essas empresas de venda pela internet estão cada vez mais comuns nos dias de hoje. São empresas que atingem um público bastante variado e estão expostas a diversos tipos de comentários que são espalhados rapidamente pela rede e que se são negativos acabam prejudicando a empresa, mas se são positivos cada vez mais pessoas irão aderir aquele modelo de empresa. Os comentários dos clientes são bastante importantes para a empresa ter uma noção de como anda o atendimento, a qualidade do produto e etc. E se a empresa ver que não está sendo o esperado ela muda o que acha necessário para uma melhora. O feedback é muito importante e mais uma vez isso fica bastante claro.
ResponderExcluirAssim como Deébora concordo que o número de clientes alcançados é incomparável aos cliente de uma loja do shopping .E apesar de muitos não confiarem em compras pela internet , essa duvida pode ser tirada a partir dos comentários dos consumidores que já tiveram um contato com o produto ,como também as críticas feitas,favorecendo o próprio cite a crescer .
ResponderExcluirMuito legal esta empresa que realmente utiliza um modelo circular de comunicação, mas também diria que tem um certo grau de interatividade, uma vez que a empresa tem como principal veículo de comunicação a internet por meio de twitter, facebook e etc, oferecendo muitas opções de pagamento para seus clientes, além da oportunidade de devolução da mercadoria.
ResponderExcluirMariana Villarim... P1 Noite
ResponderExcluirLegal demais, a cada dia fica mais normal encontrar empresas como essa na internet e o modelo também acho que é circular.
Esse tipo de empresa não só utilizam do modelo circular, necessitam dele... Sem uma possibilidade de resposta a uma pergunta feita por um cliente seria impossivel realizar o fechamento da compra... è nessa troca que se dá a circularidade tão essencial para essas Lojas Virtuais.
ResponderExcluirÉ lógica que para a empresa alcançar a satisfação do cliente e obter o resultado de vendas tem que adotar um modelo de comunicação, sem sombra de duvida é requisito a comunicação ate para finalização da compra, entre a forma de envio etc..
ResponderExcluirThyago Medeiros P1 - Manha - Publicidade e Propaganda
Mais uma vez percebe-se claramente a presença do modelo circular,pois ao comprar produtos pela internet e depois postar comentários no site elogiando ou não o produto, a empresa através deste feedback do consumidor, saberá o que fazer para melhor atender ao cliente.
ResponderExcluirPatrícia Duarte P1 Manhã
Devo concordar com alguns de meus colegas e dizer que o público de uma internet jamais será comparado com um público social,já que através de comentários os clientes expõem seus conceitos sobre a qualidade de cada produto.
ResponderExcluir- Julinda / p1 - manha
Acredito que vendas pela internet veio realmente para facilitar a vida do consumidor, em alguns momentos são duvidosas, mas quando divulgados em redes socias (orkut, facebook, twiteer) é possével trocar-se informação com outros consumidores, que deram crediblidade ao produto ou simplesmente o descartaram. Nessa situação é bem evidente a circularidade, pois quem tem o domínio sobre a informação não deixa de ser o emissor,os receptores podem sim dar opniões, reclamarem, mais o domínio da informação em nehum momento sai da mão do emissor.
ResponderExcluirEsse tipo de venda não é novidade hoje em dia, começando mundialmente pelo "ebay" cujo foi a pioneira, e se expandiu para o Brasil também, tempos depois, como vemos nas compras coletivas, sendo que compras coletivas foram feita em 2009 e compras online (mercado livre, ebay, submarino) foram descobertas em 1995 ,por isso ,não há tanta inovação nesse meio, a não ser na segurança, hoje em dia dependendo do vendedor, e se você souber negociar é praticamente impossivel não agradar.
ResponderExcluirVenda pela INTERNET, uma aposta, boa ou Ruim?
ResponderExcluirMinha opinião é uma aposta boa, agora tem que ter coragem e botar o negocio para funcionar com boa qualidade, porque só colocar e pronto ai não dá né? Pois vamos dizer que eu tenho uma empresa de computadores e coloco para vender na internet, só que nunca estou lá para atualizar a pagina e não tenho fotos do produtos ai é ruim!
Esthevão -P1 MANHÃ
As vendas na internet vem crescendo muito em decorrer dos tempos.
ResponderExcluirHoje ainda há o medo , pois: Será que devemos confiar?
Como o Caio disse, esse modelo não é novidade por causa do Ebay que foi pioneira e hoje ainda vem trabalhando e expandindo e servindo de modelo para outras e outras marcas. Assim também temos um modelo recente de "compras coletivas" que vem atingindo um publico altamente variado
O comércio eletrônico vem crescendo a cada dia dia,literalmente a cada dia,pois todos os dias novos sites de compras surgem e todos os dias mais e mais gente consumindo.
ResponderExcluirPorém só compramos o que nos é oferecido.Sim é interatividade,até certo ponto.
As vendas pela internet é algo que a cada dia se espande e a tendência é aumentar cada vez mais. Surgindo agora os sites de compras coletivas. Antes as pessoas ficavam apreensivas quanto a comprar pela internet, mais hoje com as diversas redes sociais, e nos sites o consumidor pode colocar seu comentario sobre a sua comprar, a internet esta se tornando cada vez um meio confiavel e facilitador para os consumidores.
ResponderExcluir