Escolha... nós como consumidores temos realmente esse poder em sua plenitude? Às vezes sim, às vezes não. Claro que não devo nem posso generalizar, mas vejam só.
Ao analisar uma malharia a mais ou menos 15 anos no mercado e seu tipo de comunicação com os clientes, observei que esses clientes tem uma certa liberdade de escolha entre cores e estampas, porém, fica limitado àquilo que é previamente escolhido para ele pela própria empresa(a seleção é feita pela diretoria). Quando o produto que esse cliente quer está em falta na loja, pode-se fazer até uma encomenda, desde que seja em grande quantidade senão: É inviável! É inferior ao valor do frete! Blá blá blá! Daí, ou ele espera umas semanas e em alguns casos até correndo o risco de se prejudicar, ou se contenta com o que tem.
Essa comunicação pode até ser um pouco interativa pra alguns, mas na minha opinião é muito mais circular pelo fato do direito de "livre escolha" estar sujeito em 80% ao controle do emissor dessa "conversa", nesse caso a empresa.
E aí? O que você acha?
Texto escrito pelo aluna Ana Paula Nóbrega (P1 - Publicidade IESP - noturno)
Concordo com a autora pois mesmo tendo o consumidor a possibilidade de escolha,esta não é totalmente interativa devido a estes produtos haverem sido pré-selecionados pela loja.
ResponderExcluirPatrícia Duarte P1 Diurno
Concordo com ANA PAULA quando ela diz que esse processo é meio que Parcial, pois mesmo tendo um grande acervo de tecidos ou coisa asssim o cliente entará sujeito a escolher os produtos que a lova oferece limitando assim seu PODER de escolha.
ResponderExcluirA falta da liberdade da decisão do consumidor fica clara nesse texto, pois observamos que o consumidor é quase que obrigado a levar um produto, que não é de seu total interesse, pela falta do que ele realmente queria. É óbvio que não poderíamos chamar isso de interatividade, pois o controle acaba por ficar nas mãos do emissor.
ResponderExcluirA Karine falou e disse, na maioria das vezes somos obrigados a escolher algo que não gostamos muito, por falta daquilo que realmente queriamos. Isso é triste!
ResponderExcluirNa grande maioria das escolhas nos perguntamos se é infinito o numero de escolhas e vemos q sim é infinito, mesmo tendo o consumidor a possibilidade de escolha,esta não é totalmente interativa.
ResponderExcluirMariana Villarim...
ResponderExcluirConcordo com a Karine nas maiorias das vezes realmente somos obrigados a escolher algo que não gostamos muito por falta de opção do que queremos.
Será mesma que a interatividade se resume a uma ou outra escolha a mais?
ResponderExcluirAcredito que não! Acredito que a 99% de toda a comunicação voltada para o comércio em geral é circular. Tendo em vista que o controle sempre fica nas mãos dos donos..
Zuliene P1 Noite
A indagação inicial foi a chave do post.
ResponderExcluirBom trabalho amigo!
Zaki Dallison de Almeida
Não se equeça http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/
os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^
Concordo com a autora pois mesmo o consumidor tendo o a possibilidade de escolha, os produtos ainda sao defenidos pela loja qual sera vendido para o cliente.
ResponderExcluirThyago Medeiros P1 - Manha - Publicidade e Propaganda
Concordo, e acredito que esse exemplo se aplica a várias empresas.
ResponderExcluirPor maior que seja a variedade de opções, as escolhas dos clientes na maioria das vezes serão limitadas ao que os comerciantes oferecem. Me lembro de poucos casos em que o modelo interativo seria realmente utilizado, por exemplo, o Mercado Livre, que na minha opinião, ao permitir que um comprador (receptor) tenha liberdade de naquele ambiente passar a ser também um anunciante (emissor), ao contrário da malharia, pode ser classificado como interativo.
Heligyane Moura de Arruda - Publicidade e Propaganda - P1 - Noite
concordo,as empresas elas fazem isso com os clientes,a interatividade vale apenas para um volor estipulado por muito, muitos consumidores pedido que vai ser atentido se for o caso de lucro absoluto para a loja
ResponderExcluirconcordo,as empresas elas fazem isso com os clientes,a interatividade vale apenas para um volor estipulado por muito, muitos consumidores pedido que vai ser atentido se for o caso de lucro absoluto para a loja
ResponderExcluiresse comentario foi do aluno diogo frança p1 manhã publicidade e propaganda
realmente, mas não me vem a cabeça nenhuma empresa com um modelo interativo completo...é quase impossivel dar total liberdade ao cliente. concordo com voce em achar o modelo mais proximo ao circular, pois é claro o total controle da empresa em ate recusar uma encomenda.
ResponderExcluirLucas Ramalho - p1 noite
O texto de Ana Paula me faz refletir sobre o quanto nós consumidores somos muito mais passivos do que ativos nestas ocasiões, concordo que esse tipo de comunicação seja circular, pois o cliente interage com a empresa, mas não tem o poder de fazer com que a mesma faça tudo o que ele queira
ResponderExcluirO texto expressa de maneira bastante cuidadosa a maneira como nós consumidores compramos diversos produtos por pura 'pressão'. Retrata como a maneira circular não funciona devidademente em certas ocasiões.
ResponderExcluir- Julinda / p1 - manha
Lucas falou acima e faço das palavras dele, as minhas: "não me vem a cabeça nenhuma empresa com um modelo interativo completo"
ResponderExcluirJá foi o tempo que... na verdade nunca veio o tempo que "o cliente é nossa maior motivação". Isso é conversa de "menino buxudo" pra boi dormir.
Entendo que a pergunta a ser feito nesse caso que Paula expôs é: "O que vc tem pra me oferecer?". Isso pq é assim que funciona o mundo desde que mundo é mundo.. uns tem coisas para oferecer, se elas te agradam vc compra, se não procura em outro fornecedor.
Concordo com o texto pois nunca temos o direito de escolher o produto que queremos comprar pois que faz esse seleção de produtos é a empresa na qual escolhemos pra fazermos nossas compras dai cabe a nos comprarmos ou não os produtos oferecidos!
ResponderExcluir-Rafael Toscano / p1 noite
quase interaitvo kkk pois é essa interatividade ainda ta muito fraca, pois o poder de escolha ainda depende do vendedor e da quantidade de produtos adquirido.estamos chegando lá kkkk
ResponderExcluirConcordo plenamente com a autora desse texto, que enfatiza a escolha. O cliente não tem 100% a autonímia sobre o produto, sendo assim uma modalidade circular. E dando enfase ao que Lucas falou, creio que nenhuma empresa tenha de fato um modelo interativo, pois em nenhum caso é o cliente que tem um maior poder sobre o produto.
ResponderExcluirJéssica Siqueira/ P1- Noite.
Com certeza trata-se do modelo linear, pode-se escolher a cor e estampa, mas não se pode generalizar; você escolhe o que tem na loja, e como a autora falou, caso tenha que encomendar, tem que ser em grande quantidade...
ResponderExcluirBruno Leal Pinheiro/p1-Noite
"zuliene disse...
ResponderExcluirSerá mesma que a interatividade se resume a uma ou outra escolha a mais?
Acredito que não! Acredito que a 99% de toda a comunicação voltada para o comércio em geral é circular. Tendo em vista que o controle sempre fica nas mãos dos donos..
Zuliene P1 Noite
18 de abril de 2011 19:41"
Concordo plenamente, amiguinha... não existe outro meio de comunicação a não ser o linear... pelo menos no comércio direto ao consumidor, pois, não vamos ligamos pra loja e escolhemos o produtos que queremos que ela exponha, para comprarmos temos que nos contentar com o que ela possui em seu estoque e pronto, no máximo tentamos comprar pela internet, quando não temos uma bela surpresa de comprar uma coisa e vir outra.
Bom, na Minha opinião eu também concordo com a autora, pois a Escolha é dos clientes, mais as cores quem escolhe é a loja, pois ela que compra para revender, então os clientes tem a livre escolha de escolher só entre as cores que estão no mostruário.
ResponderExcluirEsthevão-P1 manhã
Concordo plena-mente com você, seu texto é preciso, e nos leva a analisar a situação como todo! Pois nos deparamos por muitas vezes, na ilusão de termos o controle de alguma coisa ou algum produto. Mas o que realmente acontece é o contrario, a empresa sempre matem o controle e nos induz sutilmente a pensar que o modelo (circular que é usado) é interativo, mantendo o controle em nossas mão. Na minha opinião,é isso que os tornam grandes vendedores!
ResponderExcluirEllen Camacho - PP- PI- Noite
Concordo com a autora do texto e concordo que o processo seja "parcial" e não totalmente "interativo",imagine se nos escolhesse-mos as cores dos tecidos por exemplo,seria uma bagunça.
ResponderExcluirConcordo pois realmente não temos total poder de escolha, pois a empresa seleciona os tecidos as cores pra o consumidor escolher dentre aquela seleção, esse processo não é totalmente interativo.
ResponderExcluirConcordo com a autora que esse é um modo totalmente circular,podemos até selecionar qual peça ou cor queremos e o lojista passar esse pedido a empresa mas ai chegar a resposta de volta para nós é que é quase impossível.
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