O modelo predominante de comunicação da Nike é o “circular”. Uma vez que ela como emissora envia ao receptor informações através de um canal estabelecido com o objetivo de receber um “feedback”, mas mantendo sempre o controle do processo que é característica principal desse modelo.
A empresa disponibiliza várias informações a determinada classe de usuários a serem atingidos através de canais pré-estabelecidos de modo que eles possam sempre lhe dar algum retorno (feedback).
Um exemplo bem explícito desse modelo de comunicação encontra-se no site da mesma. A empresa incorporou uma ferramenta em um dos seus vários segmentos aonde seus usuários têm a opção de programar seu próprio treino físico inspirado nos dos grandes craques de futebol patrocinados pela mesma.
À medida que seus usuários disponibilizam dados, a empresa está recebendo deles um retorno (feedback), do que foi planejado por meio de um canal e com base em um determinado público-alvo. Nesse momento o receptor passa a ser o emissor do processo, apenas com uma importante ressalva. Ele não possui a autonomia e nem o controle total, pois o emissor desse tipo de comunicação continua sendo o detentor de tais características.
O fluxo de tais informações tende apenas a favorecer o emissor. Pois conforme o exemplo acima citado a “Nike” de posse de todos os dados recebidos por parte dos usuários (receptores), pode estabelecer e determinar campanhas específicas para o público-alvo escolhido.
Texto escrito pelo aluno Adriano Gonçalves (P1 - Publicidade IESP - diruno)
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ResponderExcluirBem considero os comerciais da Nike muito bons, mas para continuar acreditando na publicidade tradicional,a idéia e o roteiro devem ser pura produção!
ResponderExcluirobg
- Julinda
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ResponderExcluirAtualmente ,os comerciais e campanhas da nike são consideradas as melhores do mundo ,a nova "Nike Running" que eu acho ,uma inovação enorme no mundo publicitário e uma interatividade que nunca foi vista antes ,as pessoas só conseguem dizer "Ah, ela só pensa em ganhar dinheiro" de toda e qualquer empresa grande capitalista ,temos que levar em consideração a criatividade e inovação de tal campanha .
ResponderExcluirPost, interessante!!!
ResponderExcluirJandson L. Rodrigues - P1 - Noite
Pelo que entendi o autor não achou tão interessante ou benéfica a atitude/ação da nike, no entanto vale ressaltar que esse tipo de campanha nós faremos e muito, já que a pesquisa é o ponto principal e pontapé inicial para qualquer campanha.
ResponderExcluirBrunno Hofmann - Pubicidade e Propaganda - Iesp - noturno
Esse projeto do site da Nike é bastante interessante, mas ele cria um rótulo de que o receptor é quem estaria sendo beneficiado, podendo ele fazer treinos semelhantes aos dos famosos que fazem a propaganda da marca, porém quem realmente esta sendo beneficiado é a Nike, que faz com que nós consumidores sejamos mais um meio de propaganda para ela.
ResponderExcluirKaroline ALves P1 Diurno
Acho que mais uma vez fica bastante claro o modelo circular e a preocupação das empresas em receber o feedback dos consumidores. As propagandas da "Nike" realmente são muito bem boladas, são bastante interessantes e divulgam muito bem o produto.
ResponderExcluirDe fato, tenho que concordar com o Adriano Gonçalves seu posicionamento é esclarecedor e convincente.
ResponderExcluirRealmente a Nike divulga seu produtos de forma a agradar e a convencer um determinado publico, favorecendo o emissor que ao melhorar o seu produto, tem uma grande retorno em vendas!
Ellen Camacho PI-Noite
Eu concordo com o autor quando ele afirma que é predominante o modelo de comunicação circular utilizado pela Nike.
ResponderExcluirSendo fã me torno bastante suspeita a falar quanto essa empresa. Vindo de uma família de corredores e Personal Trainer, tios formados em educação física e utilizadores de carteirinha dos produtos Nike, por patrocínio e também por gosto próprio, tenho visto e acompanhado a tecnologia investida por essa empresa nos seus tênis, e o quanto ela demonstra está interessada no bem estar dos seus usuários, e vale ressaltar que suas criações diversificadas atingem vários tipos de grupos sociais, é como se fosse criado um tênis para cada tipo de pessoa e necessidade.
Expressando minha opnião sobre o texto quero também postar aqui os meus cumprimentos de 'parabéns' ao autor Adriano Gonçalves. Não foi a toa que o seu texto foi um dos escolhidos.
Mayara Costa- publicidade e propaganda- P1 Noite
Nessas grandes empresas, acho que os altos funcionários encarregados da venda de incríveis produtos perceberam que melhor do que eles para criar uma coisa e fazer os outros comprarem com gosto, são os próprios consumidores, levando o produto a ser mais valorizado e consumido por aquele que o ''criou``,porque como o próprio modelo que a Nike usa ,não permite essa apropriação do consumidor.
ResponderExcluirA Nike, como uma empresa conhecida mundialmente, sempre mantém seu publico alvo informado sobre as novidades e lançamentos de seus produtos, propondo aos consumidores um maior conhecimento da qualidade de seus produtos. A Nike se dirige ao publico através do modelo circular de comunicação.
ResponderExcluirÀ medida, que a empresa deixa explicito o seu publico alvo ou sua intenção, atraves das características do seu produto, ocorrerá uma maior resposta do seu receptor. Esse se identificará com o que a marca oferece, bem como, as suas atualizações. No caso da NIKE, cada lançamento é uma "festa" e os próprios consumidores acabam também, divulgando o produto.
ResponderExcluirÀ medida que a empresa tem um publico alvo especifico e não genérico, ela deixa a sua intenção mais explicita. De modo que, o receptor da mensagem ou propaganda, tenha uma maior identificação com o produto e suas caracteristicas. No caso da NIKE, a identificação com a propria marca fica mais evidente quando ocorre os lançamentos.
ResponderExcluirÉ indiscutível o poder de persuasão e o peso da marca "Nike". Além de excelentes produtos, ela os veicula aos mais brilhantes desportistas do mundo.A partir do momento em que a empresa dá ao receptor, uma chance de um "feedback", sabemos que a comunicação é circular. Mesmo não havendo uma interação, a emissora da mensagem tem o retorno que deseja.
ResponderExcluirAndréa Arruda - P1 - Noite
De fato a Nike é a marca mais famosa do ramo de calçados para esportes, e sua propaganda uma das mais bem desenvolvidas também. Mas analisando seu modelo de comunicação, ele não foge do circular, pois dá ao consumidor apenas a aportunidade do feedback, que sem dúvidas é um grande feedback.
ResponderExcluirMariana Villarim...P1 noite
ResponderExcluirMuito interessante o poste! É indescutivel o marca "NIKE" como Andréa diz mais acima, ela os veicula aos mais brilhantes desportistas do mundo.
Nike, sempre bom falar dessa marca, contradição, sabedoria, fama, fora da lei, comovente... palavras corriqueiras de uma empresa de sucesso.
ResponderExcluirZaki Dallison de Almeida
Não se equeça http://pseudagenspsicodelicas.blogspot.com/
os pensamentos mais psicodélicos da net! ^^
Projeto da nike é brilhante, pois nas suas propagandas mostra que beneficiado é o cliente e ao mesmo tempo fazemos a propaganda da empresa.
ResponderExcluirThyago Medeiros - P1 - Manha - Publicidade e Propaganda
adriano,o sistema que a nike usa é muito bom e eficicente mas no seu texto pude perceber que voce quer colocar os clientes como assionistas a nike ver como meros consumidores e divulgadores o que não é errado ela melhora seus produtos ouvindo os clientes mas isso não quer dizer que ela vá mudar seu progama de vendas pela insatisfação de poucos
ResponderExcluirdiogo frança p1 manhã publicidade e propaganda
Concordo com voce em definir o o modelo como circular, mesmo o cliente podendo utilzar o programa de treinos, o feedback que ele da a empresa é basicamente de dados. mas discordo que o emissor seja o unico favorecido, o cliente tambem desfruta das informações passadas pela nike.
ResponderExcluirLucas Ramalho - P1 noite
A circularidade dessa empresa é bastante evidente, porém acredito que o benefício vem para ambas as partes. Não consigo criticas uma empresa que é o que é, graças as suas campanhas publicitárias e suas "bem boladas" divulgações, acredito que esse modelo caia bem com o tipo de produto que é oferecido.
ResponderExcluirConcordo com o autor! A campanha é muito criativa e original. Além de apresentar de forma explicíta, qual o modelo de comunicação adotado pela empresa, também fica claro, o "feedback" desejado por ela. Mostrando que a forma "interativa", é o canal mais rápido de expressar o que a empresa representa e de obter as informações necessárias para atigir em outras ocasiões o público-alvo adequado
ResponderExcluirA Nike sempre é inovadora em suas diversas campanhas, e como o autor relata, ela passa o que a empresa realmente é! Com o modelo circular, adotado por ela, pode-se realmente atingir o público-alvo esperado. Visando tão somente o retorno(feedback)das informações necessárias para outras campanhas.
ResponderExcluirDessa forma a empresa consegue uma forma de divulgar seu produto por si só e ainda fazer com que seus consumidores em pontecial o divulguem mesmo que de forma inconsciente, passando a idéia de consumo adiante
ResponderExcluirNike sempre com ótimas campanhas mostrando de fato a eficiência de seu produto, além de ter compradores fiéis. Essa campanha e/ ou ideia não poderia ser diferente, muito interessante, porém, para mim, não deixa de ser um modelo circular, mesmo o cliente podendo desfrutar desse treinamento.
ResponderExcluirJéssica Siqueira/ P1- Noite.
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ResponderExcluirconcordo 100% com o texto...modelo circular,no lado em que o emissor e o receptor são beneficiados...muito interessante a idéia
ResponderExcluirÉ bem interessante o que o autor nos tras a respeito da nike,mas, essa singularidade e controle que a marcaa tem sobre seus cunsumidores é evidente uma vez que como o colega no post acima disse alem deconsumidores em potncial da marca tbm somos divulgadores dela.
ResponderExcluirBom,Concordo com tudo que o autor colocou no texto,sóo que como a amanda diz é um controle que a marca coloca em cima de nós consumidores.
ResponderExcluiragente automaticamente está sendo um meio de divulgação da marca.
Esthevão -P1. manhã
Que a Nike é uma marca de sucessso ninguém tem dúvida, mas realmente o tipo de comunicação que ela estabelece aí com o público é totalmente circular, o que não deixa de ser válido.Ela promove uma campanha e ao mesmo tempo já faz uma pesquisa para a próxima. Idéia boa.
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