Em 1962 surgiram às primeiras Havaianas, a marca brasileira foi inspirada nas Zori, sandálias Japonesas feitas de palha de arroz ou madeira lascada. Um único modelo da cor branca, com tiras e laterais de base azuis foi lançada. Por essa razão e com um valor abaixo do mercado, ela ficou conhecida por cerca de 30 anos como o calçado dos pobres (confesso que na minha infância eu morria de vergonha de usar as minhas havaianas azuis. Eu queria mesmo era uma Opanka!) com desejo de mudar a sua fama e como consequência o publico alvo, surge na década de 90 às havaianas Sky, que arrebata e instiga a todos a vontade de colecionar,uma incrível cartela de cores,espessura maior do solado na altura do calcanhar,um preço diferenciado e as havaianas que antes calçavam pés rachados e caminhavam por estradas de barro,passa a calçar os pés dos príncipes e caminhar nas verdes gramas.A linha de comunicação que acontece desde os primórdios Alpargatas /havaianas é a linear,um potencial quase que total de manipulação do destinatário.Ops!Ou será que essa linearidade já se tornou circular????
Comecei a ler e fui voltando ao passado,realmente era bem linear mesmo,mas como vc mesmo brincou no final,acho que ela já esta virando circular,esta tendo uma participacao bem presente do publico.
ResponderExcluirwalkiria nogueira (publicidade p1 noturno)
Na verdade continuo achando que ela continua linear. Ela está apenas criando sempre `novos'conceitos para atingir todos os tipos de publico. Investem em campanhas com pessoas famosas e também pessoas comuns e sempre afirmando: "Todo mundo usa". Assim, na maioria das vezes as pessoas acabam por pensar:"Se todo mundo usa.. porque eu nao vou usar?"; atraindo dessa maneira um publico cada vez maior. Enfim, acho que continuam utilizando o modelo linear.
ResponderExcluir(João Arthur de A.M. Silva)
Quando vamos comprar sandálias, pedimos apenas sandálias? NÃO! Pedimos havaianas. Se tornou comodismo nosso comprar marcas que se destacam nas várias mídias. Isso tornou a expressão: "todo mundo usa" mais forte que a propaganda se torna fácil de ser feita. Basta um ator famoso, com graça e humor dizer que usa, e pronto. Linear concertesa, pois o cliente é moderno, inteligente e ousado. As havaianas sabem bem, por isso que inovam.
ResponderExcluirConfesso que as Havaianas evoluíram muito na forma de comunicar, alias, mudaram. Com foi dito, antes eles vendiam para um publico de classe baixa, com poucos recursos, e por isso eram vistos como a sandália dos pobres. Porém, a empresa quis mudar seu publico e procurou as classes A e B, e com isso, tiveram que criar uma nova linha do produto e com ela uma nova forma de comunicar, já que seu publico havia mudado. As Sky foram apenas o inicio de uma nova era para a marca e para nós, consumidores das Havaianas pois, por mais que tenhamos varias opções de calçados em casa, não deixamos de ter nossa chinelo de dedo e tem que ser “as legitima. Recuso imitações”.
ResponderExcluirAlechandre Mello
A empresa sempre teve o dominio do mercado, mas com o passar dos anos as suas campanhas fizeram com que o publico que eles nao possuiam antes se tornasem fiéis compradores pela nova gama de modelos apresentados apartir da decáda de 90'. No entanto se a empressa continuasse a vender apenas um unico modelo, acho que não teria conseguido manter o império.
ResponderExcluirJunior,quando você diz:"...Linear concertesa, pois o cliente é moderno, inteligente e ousado. As havaianas sabem bem, por isso que inovam." Será,que em saber do que o público quer e deseja isso não se torna circular?Já que o retorno vem do cliente?...
ResponderExcluirKarine Ordonio - P01 Publicidade
Acho que ja deixou de ser linear. Concordo com Karine, por oferecer modelos mais modernos e diferentes, com estilos variados e que tem a finalidade de agradar a todos, ja passou a ser circular, pois "o retorno vem do cliente"
ResponderExcluirNatália Vieira - p1 noite, publicidade e propaganda.
concordo com natália e karine, se tornou circular pelo fato deles precisarem inovar pela pedida do publico e pelo fato que eles viram que as vendas aumentaram com isso, com essa inovação, como natália mesmo falou "o retorno vem do cliente".
ResponderExcluirDeyse Claudino, p1- publicidade
O publico sempre quer novidades,é algo que precisa esta se inovando a todo instante porque hoje como a própria propaganda diz "havaianas,todo mundo usa" se todo mundo usa o alvo principal é todo o publico. Então concordo com os outros comentarios, passou a ser Circular
ResponderExcluirHerlannie Louise
p1 - noturno
Eles começaram a inovar, a evoluir, a mudar pra atingir as classes A e B, porque se não fizessem isso, não passariam de “sandália dos pobres” para “sandália de ricos FORA do Brasil”, de jeito algum. Aqui no Brasil, atingiu realmente o nível do slogan “Havaianas, todo mundo usa” / “Havaianas, recuse imitações”, mas, atingiu também (e com um status impressionante) o target estrangeiro, pois uma havaiana fora do Brasil é vendida pelo dobro, pelo triplo do valor de custo aqui no Brasil, seu país de origem, então, esse patamar que a Havaianas chegou e se estabilizou por tantos anos é admirável e inspirador. E eu acho que já virou circular sim, porque é sabendo o que o público quer, o que o público deseja, o que o público procura que eles criam os novos conceitos. O retorno vem do cliente, querendo ou não há uma participação do consumidor, mesmo que indiretamente.
ResponderExcluirVanessa Dantas
Com certeza começou com uma comunicação linear, pois na época de lançamento e nos seus proximos trinta anos era como se fosse os carros da Ford no século XX, uma fabricação em massa com um unico modelo e cor, no caso da Havaianas você ainda podia escolher, azul ou preto.Mas essa necessidade de se indentificar com o publico e se aproximar dele fez com que as Havaianas mudassem seu modo de comunicação passando a ser circular.
ResponderExcluirEU entendo que no começo de produtos ou marcas mais antigas tudo era dado por uma comunicação linear do principio, hoje podemos ter uma comunicação circular ou até mesmo interativo , nos dias de hoje e olhe lá...
ResponderExcluirPois nem sempre os feedback dos consumidores é ouvido ou levado a questionamentos de produção.
E a questão da havaianas eu acredito que foi uma modificação de mercado consumidor . Pois hoje em dia você anda encontra a azuladinha com branco porém os comercias e lojas " bazar " são só modelos de consumidores de um poder financeiro elevado , pois os modelos se dão com valores mínimos de R$ 30 reais e até mais cara. Pois hoje m dia é LINDO usar havaianas. E com essa evolução de mercado a maneira de comunicação modificou. Ficando um canal mais " fácil " de comunicação.
Rafael Ramires Queiroz ( P1 Noite 2013.1)